Últimos artigos

O meu roteiro na Índia

Souvenier em Agra, escultura de uma Marajá.

Enfim consegui realizar meu sonho de encaixar a Índia no pouco tempo que tenho disponível para as minhas férias. Foi a minha primeira vez no país, e procurei fazer um roteiro que englobasse destinos turísticos como destinos não tão turísticos assim.

Minha maior vontade era percorrer o país viajando EXCLUSIVAMENTE EM TREM, tinha apenas 10 dias e obviamente percorrer um país com dimensões continentais como a Índia inteiro dessa maneira não seria possível! Sendo assim, fiz um bom planejamento e decidi escolher uma pequena parte que se encaixasse na minha disponibilidade e pude realizar essa minha vontade! Todo o material deste planejamento, comentando sobre vistos, bilhetes, hotéis, assim como o dia-a-dia de viagem foram/estão sendo publicados neste Guia para o Mochileiro na Índia, aqui no The World by Fon.

Uma prática que adoto sempre nas minhas viagens via transporte terrestre - principalmente nos casos em que entro e saio pelo mesmo destino - é deixar a cidade de chegada (que também será a saída) para o final, ou seja, chego e no mesmo dia já voo para o destino da "outra ponta". Adoto essa prática simplesmente por segurança. Caso tenha qualquer problema durante o decorrer da minha viagem, ainda tenho tempo de readequar meu roteiro e chegar a tempo do meu voo de volta, dessa maneira o destino mais longínquo será o primeiro e a partir disso as distância só vão diminuindo. Seguindo este costume, assim que cheguei em Nova Delhi já voei para Calcutá, de onde parti em trem "devolta" para Delhi fazendo uma série de paradas.


Memorial à Raina Victoria, em Calcutá

Calcutá foi o primeiro contato, uma cidade de extremos, certamente um choque cultural que me deixou sem reação num primeiro momento. Posso afirmar com grande certeza, que mesmo quem já viajou bastante se impressiona quando cai na Índia pela primeira vez. E isso é bom! No primeiro dia fiquei no receio de gravar, de mostrar a câmera e chamar a atenção de todo mundo, mesmo assim o resultado ficou legal: Choque cultural em Calcutá - Índia TWBF Youtube #2.

Aspectos de uma manhã de domingo pelas ruas de Calcutá.

De Calcutá embarquei num trem noturno que chegou bem atrasado e que estava com o meu lugar ocupado, com destino a Bodhgaya, onde minha meta era conhecer o lugar onde Sidarta Gautama atingiu a iluminação e se tornou o Buda. Está pequena cidade é uma das quatro cidades sagradas do Budismo, tive a sorte de ser acompanhado de um monge budista que me explicou muitas coisas sobre o tema e que me permitiu publicar um material bem completo neste vídeo aqui.

Nós dividimos Tuk-tuk juntos!

Na perna seguinte da viagem, me desloquei para Varanasi! Uma das sete sagradas do Hinduísmo, à beira do Rio Ganges (não confunda com o grande líder Mahatma Gandhi). Aqui as coisas realmente impressionam: os rituais de puja e cremação à beira do rio, o constante caos pelas ruelas labirínticas e uma quantidade imensa de vacas! Foi a minha cidade preferida e ainda tive a oportunidade de vivenciar o Holi, o verdadeiro festival das cores indiano! Aqui também aprendi muita coisa sobre o Hinduísmo, a religião mais complexa que tive a oportunidade de conhecer. Te convido à sentir um pouquinho desse clima neste vídeo aqui: A coisa mais impressionante que vi na Índia - Índia TWBF Youtube #4.

Meio pornográfico né!?

Khajuraho foi a seguinte parada. Aqui fica um complexo de tempos que é Patrimônio da Unesco. Chama muito atenção, pois são conhecidos como os Templos do Kama Sutra. As fachadas estão repletas de monumentos retratando posições sexuais! No mínimo curioso! Recomendo essa parada!

Puja no fim do dia, à beira do Rio Ganges

Agra não podia ficar de fora, precisava ver o Taj Mahal, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e o a tumba mais famosa do mundo! Além do Taj, o Mini-Taj, a tumba de Akbar e o Forte Vermelho de Agra completam muito bem a visita nessa cidade! Aqui a coisa se torna bem mais fácil para o turista! Foram tantas coisas que precisei dividir o conteúdo em dois capítulos: As melhores vistas do Taj Mahal - Índia TWBF #6 e um vídeo específico Taj Mahal - Índia TWBF #7.

Eles parecem meio ranzinzas, mas os indianos sempre fazem fotos sem sorrir! Inclusive foram eles que me pediram pra fazer a foto!

Por fim, cheguei em Delhi, onde finalizei minha viagem visitando a maioria dos pontos turísticos da capital, mas no meu curto espaço de tempo, deixei muita coisa pra trás. Sei que ainda voltarei para a Índia, e Delhi sempre será um destino acessível dentro do país! Fiz questão de guardar um pouquinho para depois! Neste momento já tinha entendido a mensagem principal que Índia queria me passar, e gostaria de compartilhar contigo no último capítulo desta série: Entenda porque eu gosto tanto da Índia! - Índia TWBF #9.

Neste artigo, tudo foi comentando de maneira resumida, venho comentando de maneira bem detalhada através através destes diários que fiz enquanto viajava. A série completa tem 9 episódios, e está disponível neste link. .

Durante os vídeos procurei comentar pontos chaves tais como o visto, idioma, e em vários momentos fiz pequenas introduções, buscando contextualizar temas sobre o Hinduísmo e sobre o Budismo. Mostrei alguns lugares onde fiquei e fiz um guia especial comentando todos os aspectos que precisamos saber antes de viajar nos trens da Índia.

O roteiro descrito anteriormente, posicionado no mapa, ficaria da seguinte forma:



Espero que este material seja útil e quero que saibam que o preparei com muito carinho e dedicação. Acho que esta é a melhor maneira de retribuir tudo que aprendi nessa viagem!

Quem viaja pela Índia, em pouco tempo acaba captando a mensagem. O choque inicial impressiona, mas a magia e o encanto logo florescem e a Índia inesquecível brota diante dos seus olhos! 

Um lugar que te ensina o real significado da palavra tolerância, um lugar onde você descobre o que significa convivência e acima de tudo, um lugar que te transforma. Acredite, a ÍNDIA TEM A INCRÍVEL CAPACIDADE DE TE ENSINAR A SER MAIS HUMANO! Obrigado e até breve!

Abraço maior que o Atlântico!

Fon

Facebook - The World by Fon
Instagram - @afonsosolak
Twiter - @afonsosolak
Google Plus - Afonso Solak
Email - afonsosolak@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.