Últimos artigos

Perguntas e Respostas sobre o Eurail (Interail)

Trens da NS, na estação de Roterdã, Holanda.

Algum tempo atrás postei um vídeo no youtube.com/afonsosolak explicando se o Eurail vale a pena ou não. Por mais que o video esteja repleto de dicas sobre como viajar em trens na Europa, certamente não pude abarcar as dúvidas de todo mundo.

Várias pessoas vem interagindo e comentando, o que me deixa extremamente satisfeito e motivado. No intuito de ajudar mais pessoas, e baseando-me na dúvida desta galera resolvi escrever este post complementar, com perguntas e respostas sobre o Eurail.

Se você está aqui porquê me encontrou no Google, no Facebook ou no Twiter, e ainda não viu este vídeo, recomendo que assista primeiro, pois é nele que eu explico como funciona o sistema e respondo as principais dúvidas, tais como:

  • Quanto custa viajar com Eurail?
  • Em que países vale o Eurail?
  • Eurail é melhor que avião?
  • Como escolher os trens do Eurail?
  • Quais são os tipos de passe do Eurail?
  • Qual é a diferença entre Eurail e Interail?


Pra facilitar a sua vida, deixo o vídeo aqui mesmo. É só dar o play!



Feito isso, fica aqui as FAQ Eurail:


Qual é a diferença entre Eurail e Interail?

O sistema Eurail é aplicável a qualquer cidadão, de qualquer nacionalidade. O Sistema Interail é aplicável somente a nacionais e residentes nos países onde o sistema opera. O Sistema Interail chega a ser até 30% mais barato que o Sistema Eurail, mas o usuário não pode utilizá-lo no seu próprio país.

Dentro do Global Pass eu posso usar todos os tipos de trem?

Todos, desde que sejam as categorias que não requerem "lugar marcado", ou seja, que não exigem reserva. Normalmente os trens regionais costumam não exigir reserva, enquanto os trens noturnos e os trens de alta velocidade costumam sempre exigir. Nos casos em que a reserva obrigatória, você paga apenas pela reserva, que é muito mais barato que pagar pelo bilhete completo.

Num passe de 10 dias por exemplo, são 10 tickets de viagem?

Não. É um único passe, um único documento, um único papel. Neste passe existem "10 casinhas", onde em cada dia viagem que você fizer, você irá marcar a data em que está viajando. Em seguida fiscal que passará pelos vagões e pedirá seu ticket, você apresentará o passe, ele verificará e deixará um "Ok". Importante salientar que o passe deve ser preenchido somente no dia da viagem e em caneta esferográfica. Qualquer erro ou borrão numa das "casinhas" pode inutilizar aquele dia de viagem. Fique atento!

Num passe de 10 dias, posso ficar quantos dias em cada país?

Não existem regras quanto ao número de dias num determinado país. Você pode fazer a combinação que quiser, contanto que seu passe seja válido dentro daquele país e que esteja dentro do prazo.

Num passe de 10 dias, estes 10 dias precisam ser consecutivos?

Não. Os 10 dias não precisam ser consecutivos. Normalmente você compra um número "X" de dias de viagem, para gastar num número "Y" de dias após a validação do seu passe. Por exemplo, "10 dias de viagem em 30 dias", Isso significa que dentro daqueles 30 dias, você pode escolher 10 dias fazendo a combinação que achar melhor.

Qual o custo de reserva?

Os custos são muito variáveis e mudam em função do tipo de trem e do país onde você for viajar. Na última vez que consultei o site do Eurail, os preços eram mais ou menos estes:

  • Trens domésticos: entre 0 e 25 Euros, média 6 Euros.
  • Trens internacionais: entre 3 e 132 Euros, média 15 Euros.
  • Trens noturnos: entre 15 e 155 Euros, média 20.
Acesse esta página e consulte com mais precisão.

É preciso chegar com antecedência na estação para marcar os acentos?

Recomendo que sim! Atenção, nos trens onde a reserva obritório, ela deve ser feita com pelo menos 7 dias de antecipaçã! Em algumas compahias você pode inclusive fazer a reserva online. Na alta temporada, verão europeu, semana santa, etc, os trens costumam lotar. Se previna e não deixe pra última hora!

Posso viajar mais de uma vez no mesmo dia?

Sim. Você pode pegar quantos trens conseguir no mesmo dia e gastará apenas "um dia do passe".

E o que é esta tal "regra das 7 da noite"?

Talvez seja a minha regra preferida neste passe! Funciona assim: você só gasta um dia de viagem se viajar em um trem noturno direto com partida após as 7 p.m. e chegada em seu destino final após as 4 a.m. Isso funcioname mesmo que você desembarque antes das 4 a.m (o trem precisa partir depois das 7 e chegar depois das 4). Neste caso marque apenas o dia correspondente ao período após a meia noite.

CUIDADO!!! No seu primeiro dia do passe você não pode usar esta regra!

Onde eu compro o Eurail?

Você pode comprar através da página www.eurail.com ou em algumas estações ferroviárias cujas bilheterias estejam credenciadas. Mas fique ligado que comprar na estação tem uma taxa de serviço!

E como eu faço a reserva dos trechos onde ela é obrigatória?

Em algumas estações e através do sistema de reservas online do Eurail. Fique atento aos prazos de reserva, não deixe para a última hora!

Espero que respondendo estas perguntas eu tenha resolvido o seu problema! Se ficou alguma questão não exite em deixar um comentário aqui na caixa de comentários ou nos comentários lá do Youtube! 

Por hoje seria isso,

Abraço maior que o Atlântico!

Fon

Facebook - The World by Fon
Instagram - @afonsosolak
Twiter - @afonsosolak
Google Plus - Afonso Solak
Email - afonsosolak@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.