Últimos artigos

7 coisas que você precisa saber sobre a Índia


"Índia, o país que vai mudar a sua maneira de ver o mundo."

Seja pelos seus temperos, pelo seu folclore, pelos seus encantos ou pelas suas cores, a Índia atrai visitantes de todos os tipos e de todas as partes do mundo. Cada passo por lá é uma descoberta, cada passo por lá é um aprendizado. Quem ali viaja, por mais experiente que seja, volta transformado como pessoa. É um dos meus destinos do coração e tenho imensas vontades de voltar e conhecer mais deste lugar. 
Se você está comigo e também tem vontade de viver esta experiência, deixo aqui 7 coisas que você precisa saber antes de ir para a Índia.


Visto

Quase todos os visitantes precisam solicitar um visto antes de viajar para a Índia, então esta é uma parte essencial no planejamento da sua viagem ao país. Dependendo do que você pretenda fazer lá o processo pode ser simples ou complicado. Cada visto tem sua peculiaridade e seus pré-requisitos. Para quem estiver interessado, neste post explico detalhadamente como fazer a ETA (Electronic Travel Authorization), para quem vai viajar pela Índia por menos de 30 dias.


Transporte entre Cidades

A Índia é sétimo maior país do mundo e existem cidades interessantes distribuidas por todo o território indiano. A maneira mais fácil de se locomover dentro do país é de avião. O custo benefício costuma valer a pena, várias cidades possuem aeroportos e existe uma série de companhias aéreas que oferecem bons preços e bons serviços. Por citar algumas:
  • Indian Airlines
  • Jet Airways
  • Spice Jet
  • IndiGo (low cost)
  • Air Asia (low cost)
Além dos aviões uma opção bem interessante são os trens. É minha meu jeito preferido de viajar e do meu ponto de vista é uma maneira incrível de conhecer e viver mais este país. Costumam ser mais baratos e com certeza mais lentos que os aviões (não espere um sistema ferroviário europeu!). Os atrasos são frequentes e algumas classes costumam ir literalmente "abarrotadas", mas mesmo assim te garanto que a experiência é única. Basta fazer algum planejamento e ter cuidado no momento de escolher a classe certa. Aqui no The World by Fon você pode ver mais sobre este tema no link: Como comprar bilhetes de trem na Índia.



Transporte dentro das cidades


Uma característica intrínseca das cidades asiáticas, e que caracteriza ainda mais as cidades indianas é o trânsito caótico. Dentro deste cenário de barulho e desordem que acabam com a paciência de qualquer motorista ocidental surge uma maneira rápida e barata, segura e na maioria das vezes eficiente de se locomover: os rickshaws (tuk-tuks no Sudeste Asiático). São uma espécie de triciclo, na Índia são inclusive cobertos,  são pequenos e não muito rápidos, e sua estratégia é infiltrar-se no meio dos carros daquele trânsito paralisado das grandes cidades. São parecidos aos motoboys do Brasil, só que mais seguros!

Fica ligado que em algumas cidades existe uma espécie de taxímetro que mede as corridas, mas é bem provável que o motorista não queira ligá-lo ou quem sabe tente te enganar alegando que está estragado. Exija sempre que ligue, se não o fizer saia e busque outro, existirão rickshaws o tempo todo atrás de ti! Se não há taxímetro, os custos serão muito variáveis e você pode (e deve) barganhar à vontade!



A moeda

Uma das grandes vantagens de viajar pela Índia é que sempre costuma ser muito barato! Com pouca grana você faz muita coisa e quando voltar sentirá saudades daquela "liberdade financeira". A moeda utilizada na Índia é a Rúpia, e no momento que viajei (março de 2016) 1 Real comprava aproximadamente 20 Rúpias. Você pode consultar o câmbio de hoje aqui




Diferença entre Gandhi e Ganges

Fique ligado! O primeiro, Mahatma Gandhi, foi um dos principais líderes espirituais do século passado, ele pregava a igualdade e a não violência. Lutou incansavelmente pela independência da Índia. O segundo, Ganges, é um dos sete rios sagrados do Hinduísmo, personificação da deusa Ganga e o lugar onde os Hinduístas realizam seus rituais, oferendas e onde depositam seus mortos. Varanasi e Rishikeshi são cidades importantes que ficam à beira do Rio Ganges.


Idioma

Na Índia são falados 21 idiomas oficiais e mais um montão de dialetos. O Inglês é um dos 21 oficiais então você conseguirá se comunicar em vários lugares em inglês sem nenhum problema. O idioma mais popular é o Hindi, que possui as suas próprias letras, o alfabeto sânscrito. Algumas palavras chaves que podem te ajudar na sua viagem:

  • Namastê - Olá, bom dia, (uma saudação de chegada).
  • Su-ni-ye - Com licença.
  • Maaf-kee-ji-ye - Deslcupe.
  • Kri-pa-ya - Por favor.


Tenho mais conteúdo sobre a Índia no The World by Fon neste link e toda a playlist dos documentários que gravei para o Youtube enquanto estava no país.

Abraço maior que o Atlântico!

Fon

Facebook - The World by Fon
Instagram - @afonsosolak
Twiter - @afonsosolak
Google Plus - Afonso Solak
Email - afonsosolak@gmail.com



2 comentários:

  1. Adorei o post!!! Informações importantes que eu não sabia.

    ResponderExcluir
  2. Sou louca para conhecer a Índia, esse país tão exótico e com uma cultura tão diferente da nossa está entre um dos lugares que mais tenho vontade de viajar. Amo a culinária indiana, e sobre o que falou de ser tudo mais barato lá já me deixa com mais vontade ainda de conhecê-lo. abraços

    ResponderExcluir

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.