Últimos artigos

A caça com águias na Mongólia


Animais fantásticos!

Durante séculos a tradição dos nômades que habitam as montanhas da Cordilheira de Altai mantém o hábito da caça com águias.

Um costume que é passado de pai pra filho, praticado apenas por homens e que segue presente na vida destes povos ainda na atualidade. Duas vezes, durante minha passagem pela Mongólia, me deparei com estes animais.

Bela e imponente!
A Guardiã de Karakorum

Na prática a caça ocorre maioritariamente no inverno, quando a caça convencional é mais complicada e a pele de raposas e coelhos se faz mais necessária.

As aves, quando apoiadas no braço do caçador, são treinadas a buscar sempre o ponto mais alto de apoio. Desta maneira, evita-se qualquer possível acidente com as garras e com o bico.

Quando liberadas e avistam a presa, as águias descem tranquilas e certeiras mirando o alvo. Quando o alcançam, o pressionam contra o solo e sua força e seu peso completam o ataque.
Atenta!

Um abutre, ainda mais pesado, próximo dos 20 kg.

São animais incrivelmente belos e pesados! É emocionante ter um deles no braço, consegui-los é difícil e arriscado, fácil e portanto são preciosos para os seus donos. Em ambos os lugares que estive encontrei aves bem cuidadas e claramente notava-se o zelo dos seus cuidadores.


Além da fotos deixo este vídeo,  um trailler de um documentário que conta a história de Aisholpan, uma menina de 13 anos que se tornou a primeira mulher caçadora com águias da Mongólia!


Abraço maior que o Atlântico!

Fon

Facebook - The World by Fon
Instagram - @afonsosolak
Twiter - @afonsosolak
Google Plus - Afonso Solak
Email - afonsosolak@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.