Últimos artigos

Viajando de maneira barata e sustentável com Bla Bla Car


Para quem viaja aqui pela Europa e não pode, não sabe ou não quer dirigir, existe uma maneira inteligente de chegar a outra cidade em um meio de transporte mais pessoal, não tão cheio de gente, mais flexível e na maioria das vezes mais barato do que trem ou ônibus. 

Pra quem dirige por aqui, é uma possibilidade de economizar a grana da gasolina, amortizar os custos e ainda encontrar uma boa companhia para suas viagens! O transporte em carro compartilhado é definitivamente o primo mais novo da nossa velha carona e um maneira inteligente e sustentável de viajar!

O serviço surgiu a 5 ou 6 anos atrás com uma empresa chamada “Bla Bla Car”, ali na França, mas já ganhou países da Europa inteira, e inclusive atravessou o globo e já está no México e na Índia. Vamos lá que eu te explico como funciona:

É uma plataforma online, tipo uma rede social (www.blablacar.com), que permite que os viajantes façam pesquisas procurando registros de outros viajantes que estejam viajando para o mesmo lugar e mais ou menos na mesma hora. Previamente  quem tem carro já cadastrou o horário e o destino da sua viagem, como se fosse uma oferta, em busca de companheiros para dividir seus gastos.

Cada usuário tem seu perfil, seja motorista ou passageiro, onde mantém um histórico de viagens,  inclusive com avaliações dos companheiros com quem viajou e onde indica suas preferências. Assim fica mais fácil e mais seguro decidir com quem você quer viajar!

Pra evitar possíveis espertinhos que queiram sair ganhando com isso, os preços são mais ou menos tabelados. O próprio sistema indica uma faixa de valores que o motorista  pode oferecer, impedindo preços abusivos e principalmente o lucro, que não é o objetivo da plataforma.

Ainda mais, para garantir a segurança de que ninguém vai dar o bolo, a plataforma permite que você também reserve o seu lugar. Através do pc ou do teu smarthphone você escolhe a sua viagem e faz o pagamento online. Em seguida você recebe um cógido secreto, que você só vai contar para o motorista quando a viagem estiver concluída. Através deste código ele vai poder receber a grana dele. Assim fica difícil de alguém dar o bolo em alguém!

Eu mesmo já usei várias vezes este sistema aqui na Espanha, e conheço amigos que usaram na França, na Polônia e na Itália. E aposto que nos demais países deve ser igual de bom! Vamos fazer um exemplo e entender quanto custaria viajar assim:

Pensando no trajeto Madrid – Barcelona:

No dia de hoje, se utilizarmos as companhias mais populares de trem (Renfe), avião (Vueling), e ônibus (Alsa) da Espanha. Os custos aproximados de viagem seriam:
Trem: 75 Euros
Aviâo: 60 Euros
Ônibus: 45 Euros
Bla Bla Car: 30 Euros

Isso sem contar nas emissões de gás carbônico, no gastos de pneus e no número de veículos da estrada! Tá tudo reduzido!


E mais, através de simples ícones, a plataforma permite que você conheça um pouco dos costumes de quem viaja contigo. Por exemplo, você pode saber se pode levar animais ou não, se é proibido fumar, se é alguém que gosta de música ou se é alguém que gosta de falar bastante!

Seria isso! Então, para quem não tem toooda aquela coragem para pedir carona, quer algo um pouco mais previsível e barato e gosta de conversar, certamente esta é a melhor opção!

Espero que tenha sido útil!

Abraço maior que o Atlântico!

Fon

Facebook - The World by Fon
Instagram - @afonsosolak
Twiter - @afonsosolak
Google Plus - Afonso Solak
Email - afonsosolak@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.