Últimos artigos

A arquitetura da Igreja Ortodoxa


Veja todos os artigos da Ferrovia Transiberiana aqui!

Do meu ponto de vista, é impossível negar que o ponto alto da arquitetura russa são as suas igrejas! Não sei se é por que não as vejo com frequência ou por que são simplesmente muito belas, mas sou fascinado pelos seus formatos e pelas suas cores! 

Os domos, quase sempre em formato de cebola, representando na verdade a chama de uma vela, sempre estão presentes. A quantidade deles é cheia de significados: uma igreja com um único domo representa "a fé num único Deus", quatros deles "Jesus e os três evangelistas", cinco deles, tem seu significado e assim segue até 33, a idade de Cristo.

Quem já conheceu uma delas provavelmente notou diferenças com respeito às católicas. No interior não existem bancos. Passei em muitas delas durante a viagem, e encontrei bancos apenas em uma ou outra em alguma região periférica da capela. Durante as celebrações (pelo menos as que presenciei), os fiéis permaneciam em pé, e quase sempre se encontravam em menor número do que estamos acostumados no ocidente.

Normalmente são mais compactas, suas plantas seguem disposições onde as dimensões transversais tem a mesma ordem de grandeza das longitudinais. São mais parecidas a um quadrado que a um retângulo. Não sei se o pouco espaço é reflexo da pequena quantidade de fiéis ou se acontece ao contrário. Ou quem sabe nem esteja relacionado e eu estou aqui procurando explicações à toa!

Pra mim, a principal diferença é que o Cristianismo Ortodoxo não venera seus santos através de estátuas, portanto não encontrarás nenhuma delas no interior destas igrejas. Por outro lado cultuam imagens, pinturas em quadros, que neste caso recebem o título de "ícones". Em todas as que entrei haviam muitos deles, que tomavam conta de paredes inteiras! Impressionam!

Fica aqui uma pequena galeria de fotos com igrejas que encontrei pelo caminho!

Catedral de São Basílio, Moscou

Torres da Catedral Ortodoxa de Ulan-Ude, Rússia,

Detalhes da Catedral do Sangue, Ecaterimburgo, Rússia.

Catedral de Kazan em Irkutsk, Rússia.

Cúpulas de uma antiga igreja de madeira, Museu Taltsy, Irkutsk.

Catedral de Novosibirsk, Rússia.

Catedrais do Kremlin, Rússia.
Abraço maior que o Atlântico,

Fon

Facebook - The World by Fon
Instagram - @afonsosolak
Twiter - @afonsosolak
Google Plus - Afonso Solak
Email - afonsosolak@gmail.com



Um comentário:

  1. Depois que fui pra Rússia, fiquei aficionado por igrejas ortodoxas...
    Também só vi pessoas em pé e outro detalhe é que os sacerdotes sempre ficam de costas para os fiéis e de frente pro "altar"... Acompanhamos várias missas e achei muito interessante. Grande abraço!

    ResponderExcluir

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.