Últimos artigos

Museu Imperial da Guerra em Londres


O Museu Imperial de Londres é a sede principal desta instituição que abriga a gigante coleção de artigos relacionados a participação inglesa em guerras de todo o mundo. Além dele, existem outras quatro sedes que estão distribuídas pelo reino unido.

O museu foi criando lá na Primeira Guerra Mundial, com o intuito de homenagear os heróis participantes dos conflitos. Suas atuais coleções incluem arquivos pessoais e oficiais, fotografias, materiais cinematográficos, gravações, uma coleção de arte e uma enorme de seleção de veículos, artefatos e aeronaves militares.

Aviões, tanques e foguetes no átrio principal do Museu Imperial da Guerra de Londres
Aviões, tanques e foguetes no átrio principal do Museu Imperial da Guerra de Londres

No átrio principal, remodelado em 2014 pela equipe de Norman Foster, está a exibição “Testemunhas da Gerra”. São nove objetos incluindo uma Jato Harrier e um avião Spitfire que estão suspensos no centro do museu e um foguete V-2 acima deles. Além disso, a seção mais chamativa do museu conta também um com tanque russo T-34, um carro-bomba usado num ataque em Bagdá e um Land Rover que foi afetado por um ataque de foguetes na Faixa de Gaza.

Na remodelação de 2014, o museu ganhou uma seção inteira dedicada a Primeira Guerra Mundial.  A seção retrata a história do conflito, os acordos e os tratados, e o lado daqueles que viveram a experiência tanto nas dificuldades das frentes de combate como na agonia da vida em suas casas.

São vários aspectos da vida cotidiana das trincheiras, mostrando como os soldados viviam, onde dormiam e o que comiam durante o combate, e das suas famílias que tremiam com cada notícia que recebiam!
Enormes canhões no jardim em frente ao Museu Imperial da Guerra, em Londres
Enormes canhões no jardim em frente ao museu
A seção “Uma família em tempo de Guerra” complementa o tema, e mostra, desta vez na Segunda Guerra, como os cidadão de Londres enfretavam os desafios de uma vida em tempos de conflito. Detalhes como o racionamento de petróleo e comida e as evacuações, desde os tempos do primeiros ataques da London Blitz até o dia da Vitória.

A seção “Guerra Secreta”, explora o lado pouco conhecido da espionagem e o trabalho das Forças Especiais Britânicas.  Aqui são reveladas as estratégias e técnicas dos homens e mulheres que estavam por trás das mais secretas missões de espionagem do último século!

Mais veículos militares e muita informação sobre a Segunda Guerra Mundial estão na exibição permanente “Turning Points”, focada no período de 1934 a 1945. De todas as seções, foi a que mais me identifiquei. 

Uma cápsula de Bomba Atômica, irmã gêmea da Little Boy, lançada sobre Hiroshima
Uma cápsula de Bomba Atômica, irmã gêmea da Little Boy, lançada sobre Hiroshima


A exibição sobre o holocausto que é mantida no Museu Imperial de Londres é renomada a nível mundial. Retrata a horrenda perseguição e o assassinato dos Judeus Europeus pelos oficiais nazistas e explica como a mudança no cenário político permitiu que Hitler ascendesse ao poder com tanta popularidade e como suas ideias se espalharam pelo continente afetando a pessoas do mundo todo.

Impressionante maquete do campo de concentração de Auschwitz
Impressionante maquete do campo de concentração de Auschwitz

Fotos, diários, brinquedos, vídeos e outros itens contam a história de pessoas que viveram o pesadelo do Holocausto. Os testemunhos de sobreviventes acabam dando mais ênfase ao significado de cada um destes objetos e o uma maquete de Auschwitz, o maior campo de concentração que existiu, nos dá uma ideia do tamanho da loucura e do poder de Hitler.

Abraço maior que o Atlântico!

Fon

Facebook - The World by Fon
Instagram - @afonsosolak
Twiter - @afonsosolak
Google Plus - Afonso Solak
Email - afonsosolak@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.