Últimos artigos

8 destinos "etílicos" pelo mundo

Este artigo faz parte da Blogagem Coletiva "Roteiros Etílicos", organizada por 19 blogueiros de viagem brasileiros. 

19 blogueiros de viagem brasileiros distribuídos por todo o mundo resolveram se reunir e compartilhar suas melhores dicas e experiências em um assunto em comum: Roteiros Etílicos.


O resultado é uma lista repleta de idéias para todos os bolsos e gostos, e claro que o The World by Fon também deixou seus pitacos em meio a todos estes especialistas no assunto. Confira 8 destinos que eu recomendo:

1. O Scottish Whisky Experience, em Edimburgo, Escócia


A Scotish Whisky Experience está entre as atrações mais marcantes da Escócia. Em uma série de apresentações bem elaboradas, o visitante pode conhecer o processo de produção do mais famoso whiskey do mundo, aprender alguns segredos da sua degustação e da sua história e ainda ter acesso à maior coleção de garrafas de whisky do mundo ! Ao todo são 3384 garrafas douradas dispostas em prateleiras de vidro causando um impacto visual incrível! No final, é claro, uma degustação de quatro tipos diferentes está incluída! 

Localização:  Scotch Whisky Experience 354 Castlehill, The Royal Mile, Edimburgo, EH1 2NE

2. A fábrica da cerveja Guinnees em Dublin, Irlanda


O Guinness Storehouse® é a atração mais popular de toda a Irlanda. Localizado na antiga fábrica de cervejas da marca em Dublin, oferece aos visitantes uma grande variedade de atrações relacionadas com a história e fabricação da mais famosa cerveja escura do mundo. A viagem começa na base do maior copo de cerveja do mundo e continua sete andares acima, em ambientes cheios de experiências interativas. Depois de uma jornada repleta de informações interessantes, no último andar a recompensa vem na forma de uma pinta perfeita no mundialmente famoso Guinness Gravity Bar.

Localização:  Guinness Storehouse®, do St James Gate Dublin 8, Irlanda 

3. As bodegas do Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, Portugal


O Porto é um vinho especial, fortificado produzido a partir de uvas cultivadas na região do Douro, em Portugal. A produção desce o rio em pequenos barcos e é armazenado e envelhecida em barris na Vila Nova de Gaia,  o local com a maior concentração de álcool por metro quadrado no mundo! Há pelo menos uma dúzia que caves que oferecem passeios e degustações dos três tipos principais de Porto: Branco, Ruby e Tawny. Eu visitei e eu recomendo os seguintes três:

Sandeman Largo Miguel Bombarda 3, Vila Nova de Gaia, Portugal
Croft : Forrester Rua Barao, 412, 4400-088 Vila Nova de Gaia, Portugal
Taylors : Street Choupelo 250, 4400-088 Vila Nova de Gaia, Portugal

4. Heineken Experience em Amsterdam, Holanda


A Heineken Experience, no centro de Amsterdã, está entre as atracões mais disputadas pelos turistas da capital holandesa. Situado nos armazéns da primeira cervejaria da empresa, oferece aos entusiastas da marca uma série de características que mostram a história e os métodos de produção de uma das mais populares cervejas do mundo. Obviamente, beber uma Heineken gelada lá não é tão barato, mas como eles mesmos dizem: "Nós não somos o Museu Heineken, nós somos o Heineken Experience." 

Localização:  Stadhouderskade 78, 1072 AE Amsterdam, Netherlands.

5. Os vinhedos de Mendoza, Argentina


Arrisco a dizer que Mendoza é quase como um oásis em meio a uma região desértica da Argentina. Em uma zona climática adequada, aliada a altitude e ao bom solo, o cultivo da uva para a produção de vinho é uma atividade de orgulho nacional. São famosas! CHANDON você já deve ter ouvido falar não é? Existem vários tours que partem de Mendoza e visitam dois ou três vinhedos, normalmente podem ser resevados nos hotéis e albergues. Outra opção é ir por conta própria, seja de carro ou de bicicleta! Deixo duas:

Bodegas Lopez - Ozamis J. A. 375, M5511APG Maipú, Mendoza, Argentina (veja esse mapa aqui)
Chandon - Ruta 15 Km 29, Agrelo, Lújan de Cuyo


6. Os BierGartens de Munique, a cidade da Oktoberfest, Alemanha


Você não precisa visitar Munique apenas durante a Oktoberfest para desfrutar desta incrível "cultura cervejeira". Uma opção interessante são o Biergartens, que como o próprio nome já identifica , são ambientes ao ar livre na Baviera onde o produto de venda principal é cerveja. Normalmente são ambientes dinâmicos e bem animado onde se reúnem pessoas de diferentes idades e de diferentes origens com o objetivo comum de aproveitar o tempo ao ar livre. Em muitos deles, inclusive é permitido trazer sua própria comida e usar as mesas típicas de madeira enquanto bebe um par de canecos de cerveja. Alguns dos mais populares:

Hofbräuhaus - 80331 München,  Platzl 9
Max Emanuel Brewery - 80799 München, Adalbertstrasse 33
Hirschgarten -  80639 München, Hirschgarten 1
Augustiner Braustuben - D-80339 München, Landsberger Straße 19

7. Uma cerveja para cada dia do ano em Bruxelas, Bélgica.


Ainda não está satisfeito com todas as cervejas que eu mencionei antes? Vá para Bruxelas! Vários estabelecimentos na capital belga afirmam possuir pelo menos uma cerveja diferente para cada dia do ano! Para não repetir mesmo! Para quem não conhece, algumas marcas se tornaram famosas à nível mundial: Leffe, Duvel,  Grimbergen, Tripel Karmeliet e assim vai...

8. Whisky de Cobra no Triângulo Dourado, na fronteira entre Laos, Myanmar e Tailândia.


Bem, neste caso, não há endereço exato. Em vários países do Sudeste Asiático é comum encontrar um whiskey que é preparado com ingredientes "especiais". Os recipientes costumam conter alguns animais, algo bem exótico mesmo! Os mais impressionante são as cobras e escorpiões. De acordo com a tradição local é bom para a saúde e há quem diga que é afrodisíaco. O gosto não é muito diferente de uma cachaça qualquer ... Vale experiência, e nada mais!

Desenhado por Freepik

Se todas estas idéias não foram suficientes, saca só o que esta galera tem a dizer:


Viagem de Fuga:  Viagem + Cerveja Artesanal: alguns destinos no Brasil para unir essas duas paixões.

Pelas andanças na América do Sul o O Melhor Mês do Ano encontrou muito, mas muito vinho! E se apaixonou!

Ligado em Viagem: Nossas visitas a Heineken, Guinness, La Trappe, Westvlesteren e a novata e já prestigiada De Struise.

Casal Califórnia: Aproveite sua viagem pelo litoral da Califórnia, através da incrível Highway 1, para degustar os excelentes vinhos da Costa Central do estado, na Região Vinícola de Paso Robles!

Coisos on the go: Vai para o Chile e não bebe muito? Conhecer algumas vinícolas é uma boa opção de passeio para você também. Algumas delas estão bem perto de Santiago!

Tá indo pra onde? Curte vinhos e está curioso para saber como é a Avaliação Nacional da Safra em Bento Gonçalves, todo mês de setembro?

Destinos por onde andei...: Passamos bebendo pelos melhores bares na Capital da Bélgica e contamos aqui pra você!!!

Asas pra que te quero!: Cinco lugares para visitar e degustar os sabores da Serra Gaúcha. Tem vinho, espumante, suco de uva e até cerveja.

O blog Love and Travel listou 10 lugares no mundo para apreciar uma boa bebida. Tem vinícola, cervejaria, restaurantes e bares com drinks deliciosos e todos testados e aprovados pelo casal que adora viajar.

Fourtrip: Tour imperdível numa das maiores e mais famosas vinícolas do mundo, Concha y Toro em Santiago do Chile.

Apure Guria!: Acha que só tem vinho na Serra Gaúcha? Bahh tá enganado! Várias cervejarias artesanais pra você visitar na Rota Cervejeira da Serra Gaúcha! Toma um gole!

Atravessar Fronteiras: Visitas a vinícolas em Bento Gonçalves, Santiago, Mendoza e no Vale do Loire (França). Visita às fábricas de cerveja em Dublin e Amsterdam. Tudo isso para você juntar o útil ao agradável: viagens etílicas!

O blog Novo Caroneiro te leva de carona até o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, com este super guia de vinícolas e outros passeios pela região.

Cantinho de Ná: Vem com a gente nesse roteiro etílico onde falamos sobre 4 bebidas: cerveja, whisky, coquetéis e vinho. Mostramos lugares onde encontrá-las e tem até onde NÃO ir de jeito nenhum.

#KariDesbrava te mostra lugares no Rio de Janeiro onde com certeza você vai encontrar gente bonita e cerveja gelada!

Quebrei a Bússola: Um museu com mais de duas mil marcas de cachaças, muitas curiosidades e diferentes sabores da deliciosa marvada. Tudo isso aqui em Minas, berço da cachaça! Confira!

A Path to Somewhere: Turismo Cervejeiro - confira cinco cervejarias na Bélgica que um verdadeiro cervejeiro precisa conhecer!

Vou pra Roma: Vamos viajar juntos entre os vinhos italianos de cada região. Dicas de onde comprar e quais levar na mala.

The World by Fon: 8 destinos "etílicos" que o Fon recomenda na América, Ásia e Europa.

Abraço maior que o Atlântico!

Fon

Youtube: afonsosolak
Facebook: The World by Fon

afonsosolak no Twiter e Instagram - @afonsosolak  

14 comentários:

  1. Já estive em 2 dessa sua lista!! =]

    Adorei a foto do Scottish Whisky Experience, mesmo não sendo fã de Whisky fiquei com vontade de conhecer... Sou louca para ir para a Escócia!! Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nini! É uma coleção incrível! Realmente não é preciso ser um fã de Whisky para desfrutar deste lugar! É bem interessante mesmo!:D

      Excluir
  2. Quanta dica bacana! Já conheço 2 das indicações e vou anotar as outras dicas! Mas a última eu vou passar longe! Que medoooo! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Lucia, por onde estivestes? Concorda que são destinos recomendáveis? A última, apenas para experimentar mesmo!! Abraço!!

      Excluir
  3. Ainda bem que não gosto de whisky pq senão ia passar vontade nesse daí do Sudeste Asiático kkkkkk Não tenho coragem não rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OO Fernanda, nem experimentar apenas?? Na verdade o gosto nem é de Whisky... :P

      Excluir
  4. E olha a Bélgica marcando presença mais uma vez. Gente, e esse whisky da cobra??? Pra encarar acho que teria que tomar pelo menos umas 3 doses de outra bebida foooorte antes kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cynara, eu tinha certeza que a Bélgica sairia nesta BC! É um destino propício para este tipo de textos, não é?

      Excluir
  5. fiquei passada com a primeira foto do whisky! deu muita vontade de conhecer rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, quando puder, vá conhecer! É uma bélissima coleção!

      Excluir
  6. Não sou grande fã da Guiness, que provei duas vezes e não curti. Mesmo assim, acho bacana conhecer a fábrica de um dos símbolos do país no exterior.. já bebida com cobra estou fora mesmo! heheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Luis, eu gosto muito da Gunness, "aprendi" a bebê-la a pouco tempo. É realmente muito fora do comum. E você tem razão, a fábrica em si é uma atração incrível, mesmo para quem não gosta de cerveja escura.

      Excluir
  7. Adorei o post, dicas incríveis. Fiz o Heineken Experience em Amsterdam e aprovo sua indicação aqui. Mas, quanto ao whiskey de cobra, tô fora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí! Outra blogueira que sabe do assunto confirmando que minha recomendação realmente vale à pena! Pelo jeito quase ninguém aprovou o wkisky de cobra... Não sei porquê..:P

      Excluir

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Imagens de modelo por hdoddema. Tecnologia do Blogger.