Últimos artigos

50 PAÍSES EM 50 DIAS - POLÔNIA #15

PAÍS 15 - POLÔNIA: Sempre me identifiquei muito com a Polônia. Em casa sempre foi o assunto com meu avô, Solak é de origem polaca. Por casualidades desta vida, com todos os polacos e polacas que topei neste mundo sempre me dei muito bem! Realmente os estimo muito!

Quando me perguntam sobre este país, lembro do frio, lembro do Pierogui, lembro de Auschwitz, mas acima de tudo lembro do povo polaco! Nunca fui tão bem tratado em um país como fui na Polônia. Trago comigo no meu coração as boas lembranças daqueles dias!

Se você conhece um pouco da história deve saber que este foi um país que já travou muitas batalhas, que mudou várias vezes suas fronteiras e que já esteve nas mãos de muitos poderes. Deve saber que tanto os Russos como os Alemães cobiçaram estas terras por séculos e quem sabe saberá que por alguns anos a Polônia inclusive deixou de existir.

Poucos países no mundo possuem uma taxa de alfabetização de 99%. Se você acha que isso é coisa recente, apenas lembre que o talentoso compositor Chopin, que o prestigiado cientista Copérnico e é claro, que Karol Wojtyła, o papa mais popular que já existiu na igreja, são polacos.

A Polônia ostenta uma área verde, que ocupa pelo menos um terço do seu território e mais de metade das suas terras são dedicadas à agropecuária. Tais características fazem dela um dois países mais verdes do mundo! Sem contar que Cracóvia é magnífica, as Trzy Korony deslumbrantes e Varsóvia uma aula de história!

Relatar fatos históricos é fácil, relembrar meus momentos também. Difícil mesmo é definir o povo polaco numa só palavra. Poderia ser "sofrimento"? Realmente este povo sofreu muito! Mas não cai muito bem, os polacos que conheci sorriam sempre! Poderia ser "determinação"? Sim, poderia, mas deve existir algo que os caracterize ainda melhor! Poderia ser "coragem"? Sinto que estou quase lá!... Enfim, arrisco a dizer que a palavra correta é "honra"! Do meu ponto de vista são o exemplo dela!

Na Polônia senti os três maiores "frios" da minha vida: o físico, a 18 graus negativos em Krościenko; o figurado, quando senti o frio na barriga ao saltar de Bung Jump em Zakopane e por último o do coração, claro, em Auschwitz. Na foto, fica um deles...

O que é esse tal "50 países em 50 dias"?



Abraço maior que o Atlântico!

Fon

Youtube: afonsosolak
Facebook: The World by Fon
afonsosolak no Twiter e Instagram - @afonsosolak

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.