Últimos artigos

50 PAÍSES EM 50 DIAS - MALTA #13

PAÍS 13 - MALTA: Uma das coisas mais curiosas de Malta, sem dúvida são os ônibus, que chamam a atenção pelo simples fato de existirem. Cada um é de um modelo e ano de fabricação diferente, ao contrário do que se pretende numa frota convencional. A única homogeneidade em Malta são as cores: meio amarelo meio laranja.

Os mais antigos datam dos anos 50, com formas arredondadas e parecem os típicos veículos cubanos. Existem outros da década de 70 e os mais modernos parecem ser dos 90. A maioria são de origem militar, deixados pelos britânicos quando Malta se independizou em 1979.

Quase todos são privados, onde o próprio motorista é o dono do veículo, o que faz com que cada um mantenha uma decoração à sua maneira. Muitos deles possuem verdadeiros "altares" com imagens de santos e outras coisas religiosas, outros são mais patriotas e retratam cidades e lugares de Malta e ainda existem os mais ousados,  que às vezes levam um adesivo pornográfico na carroceria.

Não existem estações rodoviárias em Malta. O principal ponto de encontro é uma enorme rotatória com uma fonte no centro. Cada veículo estaciona sempre no mesmo lugar, mantendo uma tradição que dura anos.

Li alguma coisa por aí que devido à crise econômica e pela grande emissão de gases destes veículos antigos, existia uma intenção de privatizar o sistema e eliminar essa atração emblemática do país. Se algum amigo que esteve em Malta depois de 2011 souber como está a situação, por favor não exite em compartilhar comigo!

O que é esse tal "50 países em 50 dias"?


Abraço maior que o Atlântico!

Fon

Youtube: afonsosolak
Facebook: The World by Fon
afonsosolak no Twiter e Instagram - @afonsosolak

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.