Últimos artigos

50 PAÍSES EM 50 DIAS - BOLÍVIA #19

PAÍS 19 - BOLÍVIA: Como um escritor de viagens, uma das perguntas que me fazem o tempo todo é: "Qual é o seu país favorito?". Minha resposta típica é que eu realmente não tenho um país favorito. Às vezes não respondo isso. Às vezes cito algum lugar marcante (inclusive nessa retrospectiva já citei) e  sim, a resposta vai mudando de acordo com meu humor. Mas acredite, por algum motivo eu acabo sempre mencionando a Bolívia, e toda vez que faço isso as pessoas se surpreendem. Acho que a maioria delas rapidamente dá uma vasculhada lá no fundo do seu baú mental e tenta relembrar onde fica este lugar. Outros tenho a certeza que sabem exatamente onde está, mas realmente se espantam ao saber que a mencionei neste contexto.

Mas por que gosto tanto da Bolívia? Aí está outra pergunta difícil de responder! Acho que é por que ela mente bem e acaba passando despercebida ao radar das maiores avalanches de turistas. Sim, cada vez existem mais rotas turísticas, mas também é fácil libertar-se delas!

Incrível como são tantas e tão variadas as faces deste país, todas dispersas em paisagens pitorescas e no rosto de uma gente que ostenta uma rica e colorida cultura. É o país mais indígena da América, com mais de trinta grupos e tribos. Gosto do fato de a Bolívia manter isso visível aos olhos de qualquer um, nos seus inumerosos mercados, na maneira como as pessoas se vestem e nos simples aspectos da vida no seu dia-dia.

A Bolívia me interessa pelo seus desafios, pela suas incertezas, pelo improviso! Gosto daquela coisa de ter que pensar rápido, de ser astuto e muito, mas muito certeiro! É o país das aventuras, dos esforços, sem dúvidas, das emoções. Ali as coisas não parecem ter uma segunda chance: seja o pôr do sol na Laguna Colorada ou a tua carteira no Trem-da-Morte.

Este país revelou alguns dos lugares mais remotos e que casualmente estão entre os mais esplêndidos de todos estes anos de viagem. Lembro bem até hoje, daquela tarde de fevereiro, quando encontrei a mim mesmo, absorto em êxtase ao deslumbrar a colossal planície do Salar de Uyuni. Sim, é o lugar desta foto, e sim, quando me perguntam sei bem o que responder: este foi o lugar mais bonito que estive na minha vida!


O que é esse tal "50 países em 50 dias"?




Abraço maior que o Atlântico!

Fon

Youtube: afonsosolak
Facebook: The World by Fon


afonsosolak no Twiter e Instagram - @afonsosolak

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.