Últimos artigos

Shwedagon Paya e a Noz de Betel

A Shwedagon Paya é o templo budista mais emblemático da Birmânia. Segundo a tradição todos os praticantes da religião precisam vir pelo menos uma vez na vida até aqui. A estrutura dourada fica no alto de uma colina e pode ser vista praticamente de qualquer lugar da cidade. Acredita-se que nele estão guardados oito fios de cabelo do Buda Gautama, além de outras relíquias de outros budas precedentes.


Este post complementa o assunto abordado no terceiro capítulo da série The World by Fon em Myanamr, no meu canal do Youtube:


Um par de gigantescos Chinthes, criaturas lendárias meio leão meio dragão, que protegem os quatro portais de entrada ao templo.



A partir dos guardiões, quatro longas e adornadas escadarias dão acesso ao templo. No caminho várias lojas vendem oferendas que variam de flores e incensos à brinquedos e peças de vestuário.

No centro da terraço está a estupa principal, segundo a hora do dia pode ser um local tranquilo e ideal para contemplação ou barulhento e bagunçado, ideal para a sentir a autêntica emoção.


O complexo abriga ainda algumas dezenas de outras mini pagodas com centenas de budas, a maioria de cor dourada, além dos pontos planetários que indicam o calendário budista.

Em cada um destes pontos são realizados os rituais de acordo com o dia de nascimento do budista. Cada copo de água colocado sobre a cabeça do buda representa um ano da sua idade. A intenção do ritual é colocar um copo a mais, esperando um ano adicional de felicidade e realizações.


Além da Shwedagon Paya, mostro neste vídeo um hábito um pouco estranho dos Birmaneses: os homens mascando uma coisa vermelha e depois sem cerimônias cuspindo isso no chão: é a noz de Betel.

Mascar a semente desta espécie vegetal faz parte de muitas culturas asiáticas que dizem que o seu consumo melhora as capacidades de aprendizagem e de raciocínio, facilita a respiração, é estimulante e mais uns quantos milagres. Sei lá se é tudo verdade, mas o que sei é que assim como a nicotina é cientificamente comprovado que causa dependência e causa alguns tipos de câncer. Acabei experimentando, o gosto é estranho!

A minha visita à Birmânia foi repleta de surpresas. Nada saiu como planejado, dando mais emoção ao dia-dia da expedição. No link à seguir está a playlist completa com os vídeos dessa viagem.

PLAYLIST MYANMAR - BIRMÂNIA

Nas redes sociais:

Facebook: http://goo.gl/Uk8kFU

Instagram: https://goo.gl/J7YfWl

Twiter: https://goo.gl/OfPTsb

Uma abraço maior que o Atlântico,

Fon



Nenhum comentário:

Postar um comentário

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.