Últimos artigos

Das Petronas Towers ao topo do Monte Kinabalu, minha jornada na Malásia

Acho que de todos os países asiáticos que conheci, a Malásia foi o que menos correspondeu com as minhas previsões! Isso não significa que deixou de superar as expectativas, bem pelo contrário, quase todas as surpresas foram super positivas!

"A chegada no país já se mostrou muito interessante. Foi meu primeiro contato com aquele caos asiático. Eu nem imaginava que futuramente conviveria com ele tantas outras vezes e muito menos que passaria a apreciá-lo!"


Somente um par de semanas antes de chegar a Kuala Lumpur descobri que era um país de maioria muçulmana. Já havia estado em vários países muçulmanos antes, mas não podia imaginar como seria isso em pleno Sudeste Asiático, onde a religião que predomina é o budismo.

Petronas Towers, orgulho e símbolo da nação. Nem todos sabem a importância de fotografar o edifício por completo...

Lembro da primeira mulher muçulmana que avistei. Até então, todas as mulheres muçulmanas que eu conhecía tinham feições moras ou árabes. Aquela malaia tinha a pele um pouco escura e seus olhos eram levemente "puchados", mantendo as características do padrão asiático que conhecemos no ocidente. Mas usava burca! Era diferente, e claro, interessante!

Chamou minha atenção que em alguns restaurantes, nas fachadas estava explícito: "Não vendemos carne de porco". Outro sinal que confirmava que eu estava num país muçulmano.

Poucas horas na capital foram suficientes para perceber que vários exemplos da arquitetura de influência árabe estavam dispostos pelas cidade. As Petronas Towers, símbolo e orgulho do país são o principal exemplo que logo nos vem à vista!

As Batu Caves, sítio sacro para os hinduístas
Mas mesmo com a predominância do islã, veremos neste álbum belas e coloridas manifestações de outras religiões asiáticas. As Batu Caves, sítio sacro para os hinduístas e o templo Taoísta a Thean Hou, no alto de uma das colinas de KL, são os que mais gostei!

Saindo da Malásia peninsular e entrando na Ilha de Borneo, a terceira maior ilha do mundo, mudamos totalmente de ambiente! A tranquilidade das cidades pequenas, a vastidão das florestas, o calor e a humidade!
 Templo Taoísta a Thean Hou, no alto de uma das colinas de KL

Flora exótica de Bornéu

"Foi em Borneo que desafiei a mim mesmo, e escalei a minha primeira montanha com mais de 4000 metros: o Monte Kinabalu! Mais do que um exercício físico, foi um exercício psicológico, onde persistência era a palavra predominante!"


As florestas de Bornéu possuem fauna e flora exóticissímas! Espécies incríveis como a Rafflesia, a maior flor do mundo, e a minhoca gigante, com mais de dois palmos de comprimento, vivem por lá! Além de orangotangos, plantas carnívoras e até uma serpente que vive nas árvores, salta e é capaz de planar por algumas dezenas de metros! É melhor olhar pra cima e por onde anda! E minha trilha atravessava um bom pedaço dela!

Sem dúvidas,fiquei com boas impressões e boas lembranças deste país! Espero um dia voltar para ver o que faltou e quem sabe repetir algumas coisas!


Rumo ao topo do Monte Kinabalu, minha primeira montanha de 4000 metros

Não deixe de ver meu novo canal no Youtube: https//www.youtube.com/afonsosolak . Estou me esforçando ao máximo para compartilhar as maravilhas deste mundo!

Abraço maior que o Atlântico!

Fon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.