Últimos artigos

Como NÃO carimbar seu passaporte na entrada de Israel

Bem vindo a Israel!

Não existe souvenier que substitua aquele carimbo novo! Antes de iniciar a viagem, ainda no planejamento, começamos a calcular quantos e quais carimbos receberemos! Na fila da imigração, aquela ansiedade por saber como e onde estará seu novo carimbo! Para nós, viajantes, os carimbos do passaporte são como medalhas de honra! São a prova concreta, o registro histórico da sua passagem por aquele destino incrível!

Mas infelizmente Israel foge à regra. Não que eu não quisesse o carimbo israelense, juro que não é uma questão pessoal! O que ocorre é que Israel tem um passado um tanto delicado e infelizmente seus conflitos com alguns países árabes acabam respingando um pouco nos turistas que frequentam seu território.

A situação é simples: se você passou por Israel e seu passaporte recebeu o carimbo deles, você provavelmente será barrado na entrada em alguns países árabes, como é o caso do Iran, Líbano, Arábia Saudita. Portanto se você tem o interesse de viajar para um destes países dê um jeito de não ter o carimbo israelense quando estiver passando por suas fronteiras.

Neste artigo mostro como eu fiz para evitar este carimbo e aviso desde já: Não é nada ilegal! Não é nada no "jeitinho brasileiro"! Bem pelo contrário, é uma situação comum que ocorre com a maioria dos turistas que vão a Israel, mas a maioria não sabe até chegar lá.

Documento de Entrada
A principal maneira de entrar em Israel é através do Aeroporto Internacional de Ben Gurion, situado entre Tel Aviv e Jerusalém. O governo israelense, sabendo deste pequeno problema que estava gerando aos seus turistas, optou por modificar seu sistema de controle nos postos de fronteira deste aeroporto. 

Ao invés de carimbar seu passaporte, os fiscais te entrevistam (de maneira simplória) e fazem uma pequena carteirinha com a foto do seu passaporte, seus dados e um código de barras. Com esta carteirinha você passa por um sistema de catracas e "BEM VINDO A ISRAEL"! Sem carimbos! 
Claro que este papel será seu comprovante em todo o tempo que estiver no país e portanto cuide bem dele! Na saída, se for o mesmo aeroporto, você recebe outro papel e novamente não tem seu passaporte carimbado. 

Documento de Saída.
No meu caso, antes de saber disso pedi para a fiscal que carimbasse em papel separado. Ela simpaticamente me respondeu "Nós não carimbamos". Como eu já dizia, nada é "por baixo dos panos". 

Mas cuidado, em algumas travessias por terra tanto para o Egito como para a Jordânia, os fiscais podem sim carimbar seu passaporte no registro de saída do país. E mesmo que isso não ocorra, alguns metros adiante, no seguinte país, certamente você receberá o carimbo registrando sua entrada em uma fronteira terrestre com Israel. É dizer: não é um carimbo de Israel, mas a única maneira de obtê-lo é estar vindo de Israel! Então fique atento a este detalhe!

No meu caso, que na mesma viagem fui para Israel e Jordânia, optei por entrar e sair pelo Ben Gurion e voltar para a Europa por algumas horas antes de entrar em território Jordano. Viajei de Israel para Chipre (apenas o papel de saída) e de Chipre para Amman onde fiz o procedimento na imigração normal. Assim me assegurei de que não ficaria nenhum registro. A menos que algum fiscal de imigração destes países leia o The World by Fon, creio que não terei problemas em futuras viagens!

Se você quiser pode guardar os dois documentos, como se fossem dois carimbos! Só não vá esquecê-los dentro da capinha do passaporte e resolver passar pela fronteira de algum daqueles países! Seria mancada demais!

Aproveito o post para comentar sobre o Quick Facts, a nova coluna do The World by Fon. São parágrafos breves com uma explicação sobre algum tema interessante no contexto das viagens do Fon! O primeiro foi postado alguns dias atrás! Confere lá!

E como sempre, se você gostou, peço que gentilmente curta ou compartilhe através das redes sociais ou dos botões aqui embaixo. Isso me ajuda muuuito!

Facebook - The World by Fon
afonsosolak no Twiter e Instagram - @afonsosolak

Um abraço maior que o Atlântico!

Fon


The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.