Últimos artigos

A foto no metrô do Cairo

A protagonista da cena.
"Ah esta foto têm história!" Já escutou esta expressão antes, não? Pois então, algumas fotos merecem ser postadas somente pelo esforço necessário por fazê-las. São aquelas fotos tipo "conquista"! Esta foto, sem qualidade e mal tirada que estou postando hoje é uma delas. Esse caso, aconteceu no Cairo, Egito.

Quando usei o metrô do Cairo pela primeira vez notei uma coisa curiosa: as mulheres utilizavam um vagão separado, só pra elas. Mais tarde, visitando outros países, também com o islamismo como região predominante, verifiquei que isso era mais comum do que eu imaginava. Mas enfim, naquele momento, o instinto de turista sequelado me dominou e pensei: "Isso daria um artigo no blog".


Na manhã seguinte, quando entrei nos corredores do metrô, a caminho da Grande Atração de Gizé, pensei em fazer uma foto da placa que indicava este vagão. Nela estam os dizeres "Ladies", em inglês e em árabe. Seria a foto que eu utilizaria para ilustrar o texto do artigo que eu escreveria.

O metrô fervendo e eu com aquele receio de sacar a câmera para fazer a foto. Era uma época de crise no Egito e quase não haviam turistas nas ruas. Pegar a máquina ali e fazer aquela foto certamente chamaria a atenção. Dane-se! Tomo cuidado e qualquer coisa me explico dizendo que sou turista.

Sem pensar duas vezes, tirei a câmera da mochila e fiz as fotos. Não deu outra, antes mesmo de guardar a câmera novamente alguém tocou no meu ombro. Me assustei! Eram dois policiais! Em meio àquele fervo todo me chamaram para ir para fora do tumulto. Pediram para ver o interior da minha mochila e claro, minha câmera.

Ligaram a câmera, viram a foto e resmungaram algo em árabe. Pedi desculpas e disse que era turista e não falava seu idioma. Um deles respondeu em inglês informando que eu não podia fotografar ali e que eles teriam que apagar a foto. Eu respondi que não havia problema. O oficial mexeu na câmera, apagou, me devolveu a câmera e me liberaram.

Foi somente quando cheguei em Gizé e liguei a câmera novamente que me dei conta do estrago. Não sei se por acidente, ou de propósito, meu cartão de memória estava limpo! Aquele oficial tinha usado o "delete all"! Minhas fotos do dia anterior, pela zona central do Cairo, estavam perdidas! Pense na raiva que eu senti!! Acho que xinguei até a múmia da mãe daquele cara! Tudo por culpa daquela maldita placa!

Pelo menos isso aconteceu antes de eu ir para as pirâmides! Imagina se eu resolvo fotografar na volta do dia em Gizé e o guardinha resolve apagar também as minhas fotos com as pirâmides? Me arrependeria pelo resto da vida pela ousadia! Mas não importa! Na volta, não aguentei, corri o risco e fotografei a maldita placa novamente! O nervosismo e a tensão devem servir como justificativa para sua péssima qualidade!

Como eu dizia antes, algumas fotos merecem ser postadas somente pelo fato de terem sido feitas! Esta me custou algumas dezenas de outras fotos e alguns momentos de tensão! Mas não falei que "isso daria um artigo no blog"!?

Desculpem por tomar o tempo de vocês, mas o The World by Fon também é um livro de memórias.

Um abraço do tamanho do Atlântico e Mediterrâneos juntos (hoje posto desde Israel).

Veja o The World by Fon no face e o www.youtube.com/afonsosolak

Fon

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.