Últimos artigos

O Templo Branco de Chiang Rai

Wat Rong Khun, em Chiang Rai, Tailândia
O Wat Rong Khun, ou como é mais conhecido, o Templo Branco de Chiang Rai, na Tailândia, é um daqueles lugares que te tira o fôlego! Estamos falando de um templo budista, que tem menos de vinte anos de existência e mesmo assim já consegue competir com outros templos centenários do Sudeste Asiático. Por quê? Na minha opinião, sua extrema beleza, que alguns chegam a dizer que é "divina" e a quantidade de detalhes em suas composições, justificam este posto de "atrativo turístico de primeira ordem".

Gostei tanto deste lugar que ele mereceu um artigo só pra ele aqui no The World by Fon, mas tenho claro que nenhum parágrafo deste artigo conseguirá explicar tão bem este lugar quanto as fotos que fiz dele. Sendo assim, se você estiver com preguiça de ler, apenas veja as fotos, não vai ser arrepender!


Como comentei antes, o Templo Branco foi construído em 1997 por um artista tailandês que, do meu ponto de vista, tinha um gosto meio "exótico". Certamente é um templo fora do convencional e cheio de bizarrices por todos os lados e acredito que é por isso chama tanta atenção. O prédio principal é revestido por uma espécie de escaiola branca, cor que simboliza a pureza de Buda, e é adornado com milhares de pedaços de espelhos, que quando refletem o céu e o sol acabam proporcionando um efeito surreal!

Na entrada principal do templo está uma ponte sobre centenas de estátuas representando pessoas em escala real. Todas estão com os braços esticados como se desejassem desenfreadamente algo. Lendo depois, descobri que o objetivo desta ponte é representar o caminho para a felicidade, que deveria ser uma renúncia à todas as tentações, ganâncias e desejos. Considero o ponto mais impressionante de toda a obra.

Uma vez atravessada a ponte, adentrando ao edifício principal, você se depara com algo ainda mais insólito. Diferentemente dos demais templos, a arte tradicional budista foi substituída por ícones e cenas da cultura popular contemporânea. Ao invés de heróis lutando contra demônios, estão expostas cenas representando o bem e o mal dentro do contexto atual. Acredite ou não, ali estão desenhos do Batman, Superman, Minions e Matrix, além de retratos do atentado de 11 de setembro e outros "males do mundo atual". Bizarro mesmo!

Por azar, o templo sofreu severos danos no terremoto que atingiu a região em maio de 2014. Vários pontos do edifício foram considerados estruturalmente inseguros e passam por obras de restauro. Minhas fotos são de agosto do mesmo ano e em várias delas vemos andaimes e operários trabalhando.

Uma vista externa do Wat Rong Khun

A ponte dos desejos

Os braços em escala real

Achei incrível como as esculturas foram tão bem detalhadas.

O "caminho para a felicidade".

Preciso ler muito mais sobre o budismo, para entender cada um destes significados.





Era proibido fotografar no interior, mas consegui uma foto. Note que no centro o revestimento caiu.




E como sempre, se você gostou, peço que gentilmente curta ou compartilhe através das redes sociais ou dos botões aqui embaixo. Isso me ajuda muuuito!

Facebook - The World by Fon
afonsosolak no Twiter e Instagram - @afonsosolak

Um abraço maior que o Atlântico!

Fon



The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.