Últimos artigos

6 capitais "onde fica isso Fon?"

Noto facilmente no olhar das pessoas a diferença entre conversar sobre cidades famosas como Londres, Buenos Aires, Moscou ou Bangkok, e as capitais desta lista. Normalmente quando um dos nomes abaixo surge nas conversações, surgem junto perguntas do tipo "Onde fica isso?", "Ahh é capital?".Normal! Confesso que se não fosse por ter começado a viajar provavelmente eu nunca teria ouvido falar nesses confins da terra.

Mesmo sendo pouco conhecidos, são preciosidades que não deixam de merecer uma visita! Aliás, algumas delas deveriam ser mais famosas, não entendo porquê isso não acontece! Segue lá:


1. Vaduz

O que a palavra "Liechtenstein" te lembra? Um cavaleiro das histórias do Rei Artur? Uma raça de cachorros pequena e peluda? Ou um país rico encrustado  nos alpes entre a Suíça e a Áustria? Pois bem, acredito que somente  a terceira resposta seja a correta!

Vaduz é a preciosa capital deste país pouco conhecido, que se encontra bem no meio da Europa. Altos índices de desenvolvimento, grandes montantes de dinheiro e a expressão "lavagem de dinheiro" sempre andam juntos quando tento definir este país.

Deixando estas características "complicadas" de lado, recomendo uma visita à capital para conhecer o seu incrível castelo no alto da colina, e aproveitar o clima alpino bem parecido com o da vizinha Suíça.



2. San Marino

"Ahh!! Essa eu conheço! Aquela do Grande Prêmio de San Marino! Fica na Itália né?!". Bem, as duas informações não deixam de estar corretas! San Marino, dá o nome ao prêmio de fórmula 1 que ocorre em Ímola, onde fatidicamente morreu nosso ídolo Airton Senna. E San Marino também fica "dentro" da Itália.

O que a maioria das pessoas não sabe, é que San Marino é um Estado Independente, assim como Mónaco e Vaticano, e mais: é o Estado mais antigo do mundo, fundado em 301. Sua constituição é a mais antiga em exercício do mundo!  Sua capital, também se chama San Marino, está situada no topo do Monte Titano, extensão dos Apeninos Italianos.

Como o país é muito pequeno, a maioria dos seus habitantes trabalha "no exterior", na cidade italiana vizinha de Rimini. Sendo assim existe uma linha de ônibus internacional que faz o transporte diário dos trabalhadores até o pé da montanha, de onde sai um sistema de teleféricos para chegar à capital.


3. Valeta

Ok! Te ajudo, é a capital de Malta. E Malta?!? Onde diabos fica isso!?! Haha, normal! Malta é uma ilha, no Mar Mediterrâneo, ao sul da Itália. Possui idioma próprio inclusive! A Terra dos Cavaleiros de São João parece um feudo medieval. Suas magnificas praias e sua vida noturna agitada favorecem o turismo jovem. Como sua colonização é inglesa é comum que além do maltês se fale o inglês, motivo que inclusive leva muitas pessoas a escolherem esta pequena ilha para cursos intensivos de idiomas, que na minha opinião acabam virando umas férias mais compridas! Gostei muito!


4. Andorra la Vella

Andorra, meu pai deu o nome deste país para uma vaca lá na chácara. A capital "quase homônima", Andorra la Vella, ocupa a maior parte do país. Famosa por duas coisas: é outro paraíso fiscal, o que significa "compras, compras e mais compras" e é a dona de uma das maiores estações de esquí da península ibérica, o complexo de Grand Valira, em meio aos Pirineus. Sinceramente, tenho que tirar o chapéu para esse paíszinho.


5. Phnom Phen

Só a pronúncia do nome desta cidade já é complicada! Ela fica lá no Sudeste Asiático. Complicou? Te ajudo: é capital do Camboja. Ainda não sabe onde é? Bem, se você não viajou pra esta região ou não é um professor de Geografia, provavelmente não sabe mesmo onde é! O Google Maps sabe, dá uma checada lá!
Coloco esta preciosidade nesta lista porquê foi um dos lugares em que mais passei dificuldades nas minhas viagens. É um daqueles lugares em que você se auto-avalia e descobre muito sobre si mesmo. É um daqueles lugares que faz você valorizar cada colher de feijão que come e cada passo tranquilo que dá na rua da sua casa.
Phnom Phen, a cidade onde comi uma aranha no almoço e vi uma série de crânios humanos no tour da tarde foi tão importante para o meu crescimento pessoal que merece um lugar na minha lista de preciosidades.


6. Vilnius

Você tem três opções para adivinhar de que país esta cidade é a capital: Lituânia, Letônia ou Estônia?. Até agora me confundo um pouco! A Lituânia é um país fantástico pela sua simplicidade. Sabe aquela paisagem meio campestre, tranquila, quase que monótona? Esta é a Lituânia! Barata e agradável. Vilnius é um charme de cidade! Recomendo à todos! Mas não invente de sair do agito de uma Londres ou de uma Paris para encarar esta preciosidade, você achará um saco! Saiba reconhecer os valores deste lugar!


E como sempre, se você gostou, peço que gentilmente curta ou compartilhe através das redes sociais ou dos botões aqui embaixo. Isso me ajuda muuuito!

Facebook - The World by Fon
afonsosolak no Twiter e Instagram - @afonsosolak

Um abraço maior que o Atlântico!

Fon

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.