Últimos artigos

Top 10 Igrejas mais belas do mundo - Top 10 by Fon

"Top 10 Igrejas mais belas do mundo"

Seguindo a idéia do meu amigo Cristhian Johann, resolvi criar uma nova seção no The World by Fon. Se chamará "Top 10 by Fon", onde quero listar "os dez mais" de algo! No menu superior do blog estará disponível um acesso direto para todos os artigos com este tema. Resolvi começar pelas dez igrejas mais interessantes que vi até agora.

10. Basílica de São Marcos, Veneza, Itália.

Uma basílica construída através de saques e mais saques! Os navios venezianos voltavam do oriente trazendo colunas, capitéis, ladrilhos e pedras preciosas, o fruto do seus roubos, que eram usados para ornar a igreja!  Até o motivo de construção da igreja foi um "roubo"! As relíquias, que acredita-se serem de São Marcos foram roubadas de Alexandria, e a basílica foi construída para abrigá-las. Há um mosaico, ilustrando mercadores venezianos cobrindo os restos mortais do santo com carne de porco, para que os muçulmanos, senhores de Alexandria, não inspecionassem a carga! O mais interessante desta igreja é com certeza sua história!



9. Basílica de Superga, Torino, Itália.

Embora tanto o exterior como o interior desta basílica sejam surpreendentes, o que me leva a classificá-la desta forma é a sua posição geográfica: Esta igreja está posicionada no topo da Colina de Superga, 600 metros acima do centro da cidade. Para subir lá você pode escolher entre um charmoso bonde ou percorrer as estradas sinuosas de carro, aproveitando os panoramas belíssimos que surgem a cada curva.




8.  Basílica de São Franciso de Assis, Assis, Itália.

Dois fatos super importantes sobre esta Igreja: Na cripta subterrânea, abaixo da nave inferior, estão os restos mortais de São Francisco de Assis e alguns de seus seguidores. Eu disse da "nave inferior" porquê também existe uma "nave superior", ou seja, esta basílica são nada mais nada menos que DUAS IGREJAS, uma sobre a outra. A inferior tem um acesso lateral, e a superior um acesso frontal.



7. Berliner Dom, Berlim, Alemanha.

Uma das primeiras igrejas que conheci, e a cor esmeralda de suas cúpulas não sai da minha memória. Durante a Segunda Guerra foi seriamente danificada, sendo que topo da sua cúpula caiu. Os trabalhos de restauro acabaram a pouco mais de dez anos, mas as paredes de pedra ainda mostram as marcas de tiros, que ficaram como lembrança desse passado turbulento.




6. Basílica de São Pedro, Vaticano.

A Basílica de São Pedro é o maior e mais importante edifício religioso de todo o Catolicismo. Uma vez li um artigo que comentava que dentro dela caberia facilmente a Catedral de Notre Dame ou se empilhariam três Estátuas da Liberdade. O seu Duomo (cúpula em Italiano), irmão do também importante Duomo de Brunelleschi em Florença, é o maior do mundo! Aquela "varandinha" lá no topo acomoda tranquilamente 200 pessoas! Aquelas "santinhos" na fachada tem mais de 3 metros de altura! É incrível! Passei por lá algumas vezes! Um detalhe interessante: o pé da estátua de São Pedro está gasto pelo toque das mãos dos fiéis!



5. Panteão, Roma, Itália.

Inicialmente era usado para o culto de todos os deuses do panteão romano. Somente no século VII se tornou um tempo cristão. Outra vez sou obrigado a comentar sobre cúpulas, que nesse caso foi a maior do mundo até a construção do Duomo de Florença. Foram criados alvéolos na casca da abóbada fazendo com que o peso da estrutura fosse reduzido, um conceito muito parecido com o que os meus colegas engenheiros conhecem por laje nervurada. Os pilares do pórtico da fachada são blocos de rocha maciça! Isso tudo 27 anos antes do nascimento de Cristo e não parou de ser usado até hoje!


4. Catedral de São Basílio, Moscow, Russia.

Na primeira vez em que se pisa na Praça Vermelha e se vê a Catedral de São Basílio lá no fundo, parece que se está vendo um daqueles castelos da Disneilândia! Sem sombra de dúvidas, esta catedral é o símbolo russo mais conhecido no exterior. Uma das lendas sobre sua construção diz que o czar, satisfeito com o trabalho final, mandou cegar o arquiteto para que ele jamais construísse algo parecido. Ela só não está melhor colocada no meu Top 10, por ser um pouquinho menor do que eu imaginei...


3. Santa Sofia, Istambul, Turquia.

Alguns podem me criticar e dizer "Ei! Esta não é uma igreja!". A Hagia Sophia, Aya Sofia ou Santa Sofia é o highlight de Istambul! Contruída para ser uma igreja, e funcionou como tal até a tomada de Constantinopla pelos Otomanos, que a transformaram numa mesquita. Sendo assim, se um dia surgir um Top 10 Mesquitas, ela seguramente estará lá! Uma grande parte dos detalhes que foram cobertos durante esta "transformação" estão aparentes hoje em dia!


2. Igreja do Salvador sobre o Sangue Derramado, São Petersburgo, Russia.

A primeira coisa que acho o máximo nessa igreja é a explicação do seu nome! Ela foi construída no mesmo local onde o Czar Alexandre II foi assassinado, daí vem o termo "sobre o sangue derramado". Mas ok, embora ela seja mais conhecida assim, este também não é o seu nome real! Oficialmente ela se chama Igreja da Ressurreição de Cristo.
Ela é quase 300 anos mais recente a igreja que inspirou sua construção, a Catedral de São Basílio, e quase foi demolida um par de vezes! Serviu de armazém durante a Segunda Guerra, e sua restauração pós conflitos durou quase 30 anos! Não sei se prefiro o seu interior ou o seu exterior. A quantidade e a preciosidade dos detalhes é incrível! Os canais da "Veneza do Báltico" e a feirinha de artesanatos em frente à igreja tornam o ambiente incrível!


1.Tempo expiatório da Sagrada Família, Barcelona, Espanha.

Além de ser a minha igreja favorita é um dos edifícios do meu arquiteto preferido! Simplesmente é o monumento mais visitado da Espanha nos dias atuais! Sua construção se iniciou em 1882 e ainda não terminou!! Quando Gaudi morreu (atropelado por um bonde) apenas uma das 18 torres da igreja estava construída, e ele foi enterrado numa cripta da própria igreja! Como sua inspiração era a natureza, poucas estruturas retas estão presentes nesta obra: reparem na foto do seu interior, que os pilares são ligados ao teto como se fossem uma árvore. O tronco principal, se separa em galhos que vão subindo até a copa!


Lembrem que esta obra tem previsão de término para meados de 2026! Segue abaixo um vídeo super legal sobre ela:


Isso sem falar na Basílica de Nossa Senhora Aparecida,  Duomo de Milano, As Igrejas do Kremlin, a Capela Sistina, a Catedral de Cusco, a Church Under de Rock, Duomo de Firenze, Notre Dame de Paris e de Luxemburgo.

E como sempre, se você gostou curta ou compartilhe através das redes sociais ou dos botões aqui embaixo.

Facebook - The World by Fon
afonsosolak no Twiter e Instagram - @afonsosolak

Um forte abraço!

Fon

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.