Últimos artigos

Viajando em trens com Eurail

Trens da VR, na Estação central de Helsinki, Finlândia
O Eurail é um sistema de passes de trem que é valido em 24 países da Europa. Existem várias combinações que você pode fazer, dentro das quatro opções: Global Pass válido em todos os 24 países. One  Country Pass, válido em apenas um. Select Pass, válido em 4 países. Regional Pass válido em dois paises vizinhos.

A vantagem deste sistema é que você pode usar praticamente qualquer trem, de qualquer hora, de qualquer dia dos países do seu passe. Eu disse praticamente!

Tive a oportunidade de usar este sistema duas vezes, um "One Coutry Pass" na Itália e um "Global Pass" quando fiz a viagem "From Istambul to Copenhagen". Neste texto vou deixar minhas dicas!



Interior de um vagão da Deutch Bahn, companhia alemã.
1. Prefira utilizar o Eurail em países mais caros, onde comprar um ticket seria caro. Noruega, Suécia, Dinamarca costumam ter preços mais altos. Viajar pelo Leste Europeu pode valer à pena se os trajetos forem longos.

2. Se você vive na Europa a mais de 3 meses, pode comprar o Interail ao invés do Eurail. Custa quase 30% menos. A diferença é que você não poderá utiliza-lo no seu país de residência.

3. Não leve mais do que uma peça de bagagem. Uma mochila com no máximo 10 ou 12 quilogramas é o ideal. Lembre que as estações têm escadas e que muitos vagões tem pouco espaço disponível.
Amanhecer na Milano Centrale, Itália


4. Prepare-se para cansar! Vários dias viajando por terra, como normalmente se faz com um Eurail, cansam
mesmo! Se vai viajar com mais pessoas, tenha certeza que todos tem o mesmo "ritmo" de viagem!

5. Vale à pena viajar em trens noturnos, tanto pela experiência de dormir em um vagão cama, como por economizar tempo e dinheiro. Planeje para que isso ocorra em trajetos mais longos, para que você não tenha que acordar no meio da viagem. Os trens expressos sempre saem no fim da noite e chegam pela manhã. Lembre-se que uma noite em trem, significa uma noite sem tomar banho! Exceto alguns trens na Áustria e Dinamarca, que também tem banheiro com chuveiro!

Rota cinematográfica, trens da OBB, no Tirol, Áustria.
6. Trajetos "manjados" e viagens durante a alta estação merecem que você reserve seu lugar antes. Mesmo com o Eurail as reservas quase sempre custam alguma coisa. Em alguns trajetos a reserva é obrigatória.

7. Verifique o nome das estações com todo o cuidado possível. Você pode pensar que seu trem sai de uma, enquanto ele sai de outra!

8. Se você estiver em algum pais onde não entende os caracteres do idioma,  procure pelo número do seu trem nos displays. Nunca tome como base o horário, eles podem não corresponder com as timetables e em algumas estações podem existir mais de um trem saindo no mesmo horário.

9. Considere os atrasos nos países do Leste Europeu!

Display na Estação de Sofia, Bulgária. 
10. Se você for fazer uma cidade em um único dia, procure deixar a mochila grande em um locker e saia perambular apenas com a day pack! A maioria das estações oferece este serviço!

11. Use roupas confortáveis. Lembre-se que você passará longos períodos viajando. Aquele jeans apertado vai incomodar na hora de dormir numa poltrona do vagão!

12. Planejar a viagem é essencial! Mesmo que o passe seja "livre", procure ter seu trajeto definido e planejado. Decidir na hora pode ser mais caro e incômodo!
Cabine de um vagão da Máv Start, Hungria.


13. Faça o download do aplicativo do Eurail no seu smarthphone. É uma timetable precisa que funciona Offline!

14. Curta muito! Viajar de trem na Europa é o máximo! Meu meio de transporte preferido!


Facebook - The World by Fon
afonsosolak no Twiter e Instagram - @afonsosolak

Uma forte abraço!

Fon

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.