Últimos artigos

Praga em Fotos

Versão souvenier do Orloj
Um dos símbolos de Praga, é o Orloj. Um relógio astronômico medieval com mais de 500 anos que quase foi destruído na Segunda Guerra. Na foto aqui abaixo, aperece uma das três partes do relógio: O mostrador astronômico.

Confesso que quando o vi pela primeira vez, fiquei curioso por entender cada uma das suas funções, e depois de pesquisar um tanto, cheguei à conclusão que poderia ser complexo demais tentar entendê-lo por completo.
O Mostrador Atronômico do Oroloj, na praça da prefeitura.
E pensar que os Alemães, quando deixaram Praga, deram um tiro de canhão bem no meio deste relógio. Foram quarenta anos para restaurá-lo...
Uma coisa que descobri quando fui à República Tcheca, é que os cristais Tchecos são os mais famosos do mundo. A região que produz os melhores cristais se chama Bohemia, e inclusive existe uma expressão que aborda o tema: "Feito um cristal da Bohemia". Em qualquer loja de souvenires de Praga existe pelo menos uma pequena seção dedicada aos cristais.
Bem perto do Museu do Kafka está a rua mais estreita de Praga. Notem que existe um semáforo para pedestres, pois fica complicado quando duas pessoas em sentido contrário decidem transitar ao mesmo tempo pela viela...
A Praça de São Venceslau, foi o palco de eventos importantes no país. Ali aconteceu a Proclamação da Independência da Checoslováquia, o anúncio do fim da Segunda Guerra, a Primavera de Praga, a Revolução do Veludo e outras manifestações, como foi quando milhares de pessoas homenagearam Vaclav Havel, ex presidente morto em dezembro 2011. O entorno da Estátua de São Venceslau, é uma espécie de altar para todo tipo de homenagens, onde muitos acendem velas. 

Já o Lenon Wall, que a cada dia acorda com uma cara nova, é um lugar de manifestações e mensagens de paz...
E os Love Lockers, como sempre, dominando as pontes dos ribeirões europeus! O costumezinho esse hein!  Acho que logo logo escrevo algo sobre este tema aqui no The World by Fon.
A Casa Dançante em Praga, gerou muita polêmica quando foi construída na década de 90. Além de substituir um edifício neo renascentista bombardeado pelos Americanos na Segunda Guerra, teve sua utilidade bastante questionada. Também é conhecida pelo apelido de "Fred and Ginger", em homenagem a dois dançarinos, uma vez que o edifício lembra vagamente um casal dançando.
Dois pontos que me impressionaram:
1) Os pilares curvos que saem do térreo e vão até a cobertura, no lado esquerdo.
2) As janelas sem nenhum alinhamento, do lado direito.
Praga está cheia de galerias de Arte. Encontrei esta perto do Castelo, parecia uma pequena garagem que vendia Jóias...
No álbum de fotos de Praga, tenho comentado várias vezes sobre " A Atmosfera de Praga". Estive procurando uma forma para tentar compartilhar essa sensação através do The World by Fon. Foi assim que, revendo meu diário encontrei uma anotação com o nome de uma banda, que lembro de ter visto pelo menos duas vezes na cidade: uma vez na praça da prefeitura e outra em Plena Charles Bridge.

Eles se chamam Staromestsky Dixieland, e são esses carinhas aí da foto ao lado. Se você já esteve em Praga, em algum momento, certamente topou com sua música! Se você ainda não conhece a capital Tcheca, acesse o outro artigo e sinta um pouquinho dessa "atmosfera".
Se você gostou, peço que gentilmente contribua interagindo nas redes sociais ou nos botões aqui embaixo!

Facebook - The World by Fon
afonsosolak no Twiter e Instagram - @afonsosolak

Uma forte abraço!

Fon

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.