Últimos artigos

Las Hogueras de San Juan


Em muitos povoados do Mediterrâneo se celebra a chegada do solstício de verão com fogo, água e pólvora durante a festa de São João. Em Alicante, especialmente, já foram declarados como festas internacionais, com direito a feriado e tudo, de 20 a 24 de junho.

Embora seja oriunda da tradição de fazer pilhas de madeira e queimá-las, as "Hogueras" de Alicante se diferem por terem o formato de figuras gigantes, coloridas, majestosas! Assim como em Valência, onde são chamadas "Fallas", cada bairro "planta" a sua e competem entre si em quesitos de beleza e a originalidade.





Se você visitar Alicante durante estes dias, poderá ver mais de uma centena  de monumentos coloridos, os quais se instalam pela cidade no dia 20 de junho. Além disso, durante todos os dias de festa, ao meio dia, na Plaza Luceros são feitos os campeonatos de "Mascletás": espetáculos de pólvora de grande intensidade que fazem tanto barulho que parece que tudo está vibrando!





Pelas tardes, desfiles cheios de surpresas, bandas de música e bonecos gigantes levam ao delírio tanto os pequenos como os adultos. Comida e bebida não faltam nas barracas, que os Alicantinos instalam em torno das "Hogueras". No final dos dias, a oferenda de flores em frente a Catedral de San Nicolá (aqui do lado da minha casa) emociona o público!






No dia 24 acontece a "noite mágica", um show pirotécnico em formato de palmeira é lançado do alto do Castelo de Santa Bárbara precedendo o início das "cremas" das fogueiras. Á meia noite em ponto, arde a fogueira em frente à prefeitura, a maior e mais importante delas, dando início a celebração de crema por toda Alicante. 




Assim que uma fogueira é queimada, tenta-se sair pela cidade em busca de outras que ainda não foram queimadas, para apreciar o espetáculo outras vezes! A galera mais jovem, começa então a provocar os bombeiros, que no final acabam molhando e refrescando à todos!



As festas se estendem, mais "tranquilamente" até o dia 29 de Junho, quando na Playa del Postiguet são feitos os espetáculos pirotécnicos no dia de São Pere indicando o fim do período de hogueras e o início do verão! Famílias e amigos se reúnem com comida e bebida na beira da praia para apreciar os fogos e banhar-se durante à noite nas águas do Mediterrâneo.





Se você gostou, peço que gentilmente contribua compartilhando, curtindo ou comentando abaixo ou nas redes sociais!

The World by Fon no Facebook - The World by Fon
afonsosolak no Twiter e Instagram - @afonsosolak

Uma forte abraço!

Fon


The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.