Últimos artigos

5 desculpas para não viajar

Deserto do Atacama, Chile
Com frequência escuto: "Afonso, que lugar maravilhoso aquele que você visitou! Queria poder viajar assim!". E eu pergunto: "E por que não pode?". Na maioria das vezes escuto uma das respostas que aparecem aí abaixo, que vou comentar provando que não se justificam.

Mas antes disso, pense aqui comigo e veja o que acontece com a maioria das pessoas: Quando ainda é jovem, tem vontade mas não tem dinheiro. Encontra um trabalho, passa a ter dinheiro, mas passa a não ter tempo. Depois, casa, tem filhos e uma vida estável, passa a julgar que viajar não é viável. Se aposenta, passa a ter tempo e dinheiro, mas quem sabe a disposição já não é a mesma. Se você não encontrar uma forma de mudar isso, nunca irá viajar! Veja como justifico cada desculpa:


1. Não tenho dinheiro.
Polignano a Mare, Itália
Ok! Comecei pelo tema polêmico. Embora existam alguns loucos por aí que tentem, viajar não é de graça, mas pode ser muito mais barato do que você imagina! Se você leu um pouquinho mais desse blog, saberá que isso é possível e já percebeu como eu insisto no tema "low cost". Viajar não é um "luxo". Não tem que ser caro! Conheço pessoas como o "Charles pelo Mundo" que deram a volta ao mundo com uma média diária de 10 dólares! É uma questão de opinião: Você precisa estar sempre com o carro do ano? Tem que ser um iPhone? Já pensou em quantas noites de hostel aquela camiseta da moda pode valer? Conheci viajantes que dão o sangue, trabalhando em dois turnos o ano todo, para fazer um mochilão no final do ano! Eu os admiro!

2. Não tenho tempo.
Aqui falo sobre mim. Eu trabalho de segunda à sexta, como a maioria das pessoas faz, e mesmo assim continuo viajando. Viajo todos os feriados que posso e as minhas férias, que por direito são 30 dias no ano, distribuo "enmendando" com fins de semana e feriados para fazer viagens mais longas. Planejar bem a viagem, buscar as melhores combinações de vôos, ônibus, trens é essencial para que isso funcione. Um fim de semana, pode ser pouco ou muito para uma cidade. Pesquise e descubra para onde pode viajar com pouco tempo! Tente viajar pelo menos uma vez por ano!

3. Casei!
Edimburgo, Escócia
Conhece o Viajo Logo Existo? O Mundo por Terra? O Outsiders Brazil?  A tá, mas estes aí não tem filhos! Veja o Viajando com Pimpolhos e o Eu Viajo com Meus Filhos! Se você der uma olhada nestes colegas aí, não preciso nem te explicar!

4. Eu já não tenho idade.
Minha avó, a Vó Carmen, tem 75 anos e é conhecida por ser a maior organizadora de viagens da minha cidade! No meio de uma viagem já está listando nomes que se interessem pela próxima! E isso tudo de ônibus, porquê sejamos realistas, viajar de avião no Brasil ainda não é tão simples. O pessoal da Terceira Idade mandando ver!

5. Eu não falo inglês.
Eu não falo Polaco, Árabe, Turco, Russo e fui à Polônia, Marrocos, Egito, Turquia e Russia. E nesses países, na maioria das vezes não adianta falar inglês! Quando vim trabalhar na Espanha, não falava espanhol! Isso faz parte do desafio! Veja como um ponto positivo! Mas comece logo suas aulinhas de inglês, que vai te ajudar muito!
Munique, Alemanha

Existe uma frase que rola por aí que parece ser bem clichê, mas que expressa exatamente o que eu penso: "Viajar é a única coisa  que você compra, que o torna mais rico". Porquê não trocar um pouco daquilo que você compra no shopping de domingo por um pôr do sol em uma praia paradisíaca? Pense nisso!

Se você gostou,  por favor me ajude mandando um "curtir" ou comentando alguma coisa aqui abaixo! Um abração!

Fon




The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.