Últimos artigos

Cada um está num momento da sua jornada.

Após percorrer um trajeto barulhento, esburacado e empoeirado em um ônibus vindo do aeroporto para a cidade, após aquele desafio de encontrar seu hostel em um idioma desconhecido usando apenas um print screen que está no seu smarthphone, você está super ansioso para conhecer outros viajantes: cabeças abertas, prontas para compartilhar do seu entusiasmo em explorar o mundo!

Você tira sua estufada mochila de 40 litros das costas e antes mesmo de fazer o check in, por conta própria, dá uma espiada no sala de estar do Hostel para ver o que lhe aguarda!



No entanto a sala de estar está um pouco quieta, com algumas pessoas perdidas, cada uma no seu canto, distribuídas pelos puffs e sofás. Está tudo ok! Você está determinado a ser uma daquelas pessoas que une o hostel em uma amigável e animada conversa!

Você começa por aquele cara, descalço, com um tênis de caminhada jogado ali por perto e com a pele torrada de sol! Claro! Ele deve ter umas boas histórias para contar! Você diz olá, e ele te responde cordialmente, mas não parece ter muito interesse em continuar em uma conversação que vá além disso. Você segue em frente, um pouco desapontado com a sua primeira interação com um outro viajante.

O próximo grupo de viajantes, parece animado e pronto para interagir. Após aquela clássica abordagem expondo suas nacionalidades e após alguns apertos de mão, o grupo deixa claro que não "quer intrusos" quando nega, educadamente, seu convite para comprar umas cervejas no mercadinho ali perto.

Um outro viajante que parece estar sozinho, desde que você chegou está com os olhos vidrados na tela do seu computador. Falta apenas  uma plaquinha "Por favor, não incomode". Isso te desaponta!

E é super fácil desapontar-se quando às pessoas fecham à si mesmas para interações com outros viajantes. Mas não leve isso como um insulto pessoal ou como um julgamento da sua própria personalidade! Apenas lembre, que cada viajante está em um diferente momento de sua jornada. Enquanto alguns estão começando sua aventura com muito animação e disposição, outros já estão ao fim dela, num momento de pensamentos e reflexão.

Alguns podem estar viajando a meses, quem sabe anos, e com toda certeza não terão o mesmo entusiamo daqueles que estão no primeiro fim de semana de sua viajem de volta ao mundo!

Com paciência, você encontrará seu grupo! Sempre existirá alguém que está no mesmo barco que você! Apenas aprenda, que não está bem julgar as atitudes dos demais!

Viajar é lindo! Uma vez li uma descrição que dizia que é como uma porta giratória, contínua, que em qualquer momento permite que entrem ou saiam pessoas. Viajar não é somente para extrovertidos, "simpatias em pessoa" ou "queridinhos da turma"! O mundo das viagens acolhe à todos, desde aquele garoto introvertido no canto, que necessita de alguns momentos de tranquilidade, até aquele cara hiperativo recém graduado que nunca havia saído do seu país.

Então não julgue aquela pessoa que parece ser desanimada! Ele pode apenas estar com saudade de casa ou simplesmente desejando um lugar mais exótico do que aquele em que está!

Não julgue aquela pessoa que não quer sair para festar! Ela pode estar com o coração partido, o bolso vazio ou apenas o corpo quebrado após um intenso dia perambulando!

Não julgue aquelas pessoas que ficam horas sentadas na cama do quarto com seus computadores! Elas podem estar apenas precisando de algum tempo para elas mesmas, ou podem estar resolvendo algum grande problema ou  fazendo algum trabalho importante!

Não julgue aquele cara que não demonstra tanto entusiasmo em conhecer novas pessoas! Ele pode estar no seu décimo quinto mês de viagem, e pode estar cansado de responder perguntas como " Where are you from?" tantas e tantas vezes!


Por fim, mesmo após todo este texto, quero dizer que não existe uma maneira "correta" de viajar! Não existem manuais ou receitas para a melhor viagem! Viajar não é uma competição, e não existe um ranking para isso! O importante é que você se sinta bem e se realize com o que conhece! Não perca seu tempo se preocupando se um outro viajante está mais ou menos animado que você! Aprenda a ver as coisas boas de tudo, sem nem sequer perceber os defeitos que te aparecerem pelo caminho! Viaje, viva e lembre-se que cada um está num momento da sua jornada!

Facebook - The World by Fon
afonsosolak no Twiter e Instagram - @afonsosolak

Um forte abraço!

Fon

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.