Últimos artigos

Por que viajar...

Desde que comentei pela primeira vez que pretendia viajar, as pessoas que me ouviam, perguntavam coisas do tipo: "Qual é o objetivo dessa viagem?"; "Por que viajar?";"Vale a pena sair de casa assim?". É difícil explicar para uma pessoa que não teve a oportunidade de sair por aí, viajando, os motivos que me levam a querer sair do conforto do meu lar para perambular por outras cidades, estados ou países.

Nós, Brasileiros, não temos muito essa tradição viajante, e acho que é por isso que recebo perguntas como estas aí de cima. Ao sair, você vê coisas incríveis, conhece pessoas interessantes e vivencia outras culturas que vão ficar marcadas na sua mente para sempre.


 Quando você sai pela primeira vez, você nunca mais vai pensar em passar o feriado prolongado trancado no apartamento ou muito menos as férias de verão sentado em frente a um computador. Se viaja, você aprende a identificar as coisas boas e ruins de cada situação. Vê que as coisas boas valem muito, e que as ruins não merecem nem um mísero espaço na sua lembrança.

A paciência é cada vez mais estimulada em minhas viagens. Filas e esperas estão sempre presentes: Desde a espera pelo início da viagem até as esperas em trens, ônibus e aviões. As vezes não é fácil esperar horas sentado na sala vip de um aeroporto! E uma madrugada numa rodoviária pequena então?  E são nesses momentos em que faço um apanhado geral da minha viagem, vejo se tudo está valendo à pena e me motivo a escrever aqui.

Língua, clima, comida e cultura podem ser alguns dos problemas que vai encontrar quando viaja. As pessoas tem gostos e hábitos diversos. Umas preferem calor, outras frio. Umas doce, outras salgado. Então como fica essa história de viajar e ter que entrar em conflito com hábitos diferentes do seu?

É simples: basta você se deixar levar pela cultura do lugar. Experimentar um pouco da comida, tentar participar dos costumes e arriscar algumas palavras no idioma local. Viajar pensando que tudo vai ser fácil; que vai entender e gostar de tudo, é um engano. Mas se você realmente encontrar o astral de "viajar" e souber avaliar o que conhecer, um simples pôr do sol em uma praia pode se tornar uma lembrança incrível. E isso independe de quanto dinheiro você tenha.

Sair por aí, sem muito compromisso, explorando cenários fantásticos: montanhas, vulcões, geleiras, florestas, savanas, rios,desertos, salares, cânions, praias e sítios arquelógicos. Tudo isso aliado ao astral de simplesmente estar fora da minha rotina fazem valer cada momento de minhas viagens. Enfim, ao meu ver, essa é uma forma de viver intensamente, aproveitando cada segundo que passa. Nada mais saudável, não acha?

The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.