Últimos artigos

Roma, una vita non basta...

Se tudo seguisse um padrão, uma rotina ou uma sequência, Roma deveria demorar para surgir neste espaço. Como minhas inspirações são todas anárquicas , meio sem sentido, e às vezes simplesmente saltam a lista cronológica dos fatos, Roma mostra sua cara assim, subitamente, agora. Espero que gostem.

Vista Panorâmica de Roma, com enfase à Piazza San Pietro
Vista Panorâmica de Roma, com enfase à Piazza San Pietro
Estive algumas vezes nesta metrópole que tanto me fascina.  Se pergunta se estou satisfeito, te respondo que pelo que vi, muito satisfeito, mas em Roma sempre faltam coisas para ver!

Sem dúvida Roma é, dentre os lugares que conheci, a cidade mais rica em termos históricos, artístico, culturais e arquitetônicos. A cada passo meu nesta cidade, encontrei vestígios e testemunhos de seu passado incrível!

Guarda Suíça, responsável pela segurança oficial do Vaticano
Sendo mito ou não, a sua fundação pelos "filhos da loba", a capital da Itália foi o real berço de uma civilização proeminente no mundo ocidental. Ao longo de seus milhares de anos viu nascer religiões, artistas, cientistas e pensadores, das mais diversas áreas e épocas. Isso a torna uma cidade que mereça ao menos o título de "Respeitável", quando não "Importante". No meu mais sincero ponto de vista "Fundamental"

Nas minhas primeiras passagens por Roma visitei apenas os pontos que são realmente obrigatórios a qualquer turista do mundo inteiro. Não pude visitar mais coisas porque estamos falando de uma imensidão de opções, que incrementam as listas de atrações e distribuem-se numa enorme nuvem de pontos pintados naqueles mapas turísticos! Ao fim e a cabo, falta tempo pra ver tudo! Assim acontece com todo e qualquer turista, que desprevenido apenas a inclui como "mais uma capital européia".

Começar pelo Vaticano pode ser uma boa ideia. Se você tem tempo, dedique um dia todo para conhecê-lo. Se não tem, dê uma passadinha pela manhã na Piazza San Pietro e encare a fila da Basilina que, embora longa, é rápida.  Além da San Pietro não deixe para trás a Capela Sistina, (outra boa fila) onde com certeza se encantará com a arte Michelâgela. Com um pouquinho de sorte poderá ver o Papa dando sua benção em uma das janelinhas da Basílica.

Interior da Basílica de São Pedro,
Saindo do Vaticano logo, ali ao lado, o Castel Sant'Angelo, um edifício circular com mais de 1800 anos, que inicialmente foi construído como mausoléu, e posteriormente usado como forte, prisão e refúgio. Alguns dizem que existem uma passagem secreta que liga os subterrâneos do castelo aos prédios do Vaticano. Robert Langdon, em "Anjos e Demônio" fala disso! Investigue!

Fachada do Castel sant´Angelo

Em termos de praças, existem quatro pontos imperdíveis. A Piazza Navona, junto à embaixada brasileira, onde se concentram muitos artistas de rua, comidas típicas e um ótimo astral. Astral semelhante encontrará na Piazza Spagna, disposta de maneira incrível em vários níveis interligados por escadarias. Outra praça curiosa é a Piazza del Popolo, onde verá duas igrejas idênticas, dispostas uma ao lado da outra.  Outra vez falando de Langdon, é a igreja da "terra" na obra de Dan Brown.

A quarta opção seria a Fontana di Trevi: não é bem uma praça mas tem todo o clima de uma! Quando a vi pela primeira vez tive a certeza de que estava vendo o ponto mais belo de Roma (e quem sabe da Europa!). Se procura uma fonte dos desejos para jogar sua moedinha, não existe outra melhor que essa. Se tiver a oportunidade, dê uma passadinha lá no período noturno, será mais prazeroso ainda!

Visita noturna à Fontana di Trevi
Visita noturna à Fontana di Trevi
Em uma tarde saia da Piazza Venezia, conheça o Monumento a Vittorio Emanuelle; vá ao Monte Palatino, que segundo o mito seria o ponto onde a cidade nasceu. Continue pelo Foro Romano, onde estão disposto centenas de colunas, bustos, estátuas e outros resquícios da Roma Antiga; passe pelo Arco de Constantino e se depare com o gigante e imponente Colosseo.

Embora seu acesso seja subsidiado somente aos cidadãos europeus, estamos falando de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É realmente merecedor de seu posto. Com seus quase dois mil anos e com seus inúmeros usos deixa qualquer estudante de engenharia abismado (e não só estudantes de engenharia). Como tudo aquilo parou em pé sem um quilo de aço em suas estruturas?  Talvez as fotos descrevam um pouco mais do que digo.


  • Veja meus artigos sobre outras Maravilhas do Mundo Moderno




Aspectos do interior do Coliseu
Se você acha o Coliseu antigo, lhe informo que existe algo mais antigo, e em melhores condições, ainda presente em Roma: o Panteão. A primeira igreja de Roma, construída antes de Cristo,  em honra a todos os deuses da Roma Antiga e posteriormente "adaptada" a templo católico. Por 1500 anos a foi a maior cúpula da Europa ( e talvez do mundo), possui um óculo no seu topo, o que a torna mais "respeitável", se falando de um ponto de vista "engenharístico".

  • O Panteão está na minha lista de 10 Igrejas mais interessantes do mundo! 

  • O teto abobadado que culmina no Óculo do Panteã

    Roma é complicada de resumir. Um texto simples nunca conseguiria escrever sobre tudo que vivi lá. Garanto que se em algum dia, nos sentarmos para um café ou para uma cerveja, ficaremos horas conversando deste tema, com um única certeza: ele nunca acabará, afinal para Roma "una vita non basta".

    .ps - como você pode ver no texto, uma ideia legal: Leia/Assista ANJOS E DEMÔNIOS antes e depois de estar em Roma..Vale a pena..


    Um abração!

    Um comentário:

    1. Parabens, revivi todos esses lugares pela forma que vc escreve com os detalhes descritos com o prazer e o carinho e concordo, realmente Roma é maravilhosa......continue escrevendo ou melhor ainda viajando bjo

      ResponderExcluir

    The World by Fon Designed by Templateism.com Copyright © 2014

    © Copyright 2013, All Rights Reserved to The World by Fon. Tecnologia do Blogger.